Programa de Residência Multiprofissional

Unesc debate contribuições do SUS para a saúde pública no Brasil

Unesc debate contribuições do SUS para a saúde pública no Brasil
Evento comemora os 30 anos do Sistema Único de Saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

“E se o SUS acabar? O que nós temos a ver com isso?” Estes e outros questionamentos serão feitos na 3ª Jornada Acadêmica de Saúde e no 8º Simpósio da Residência Multiprofissional, que ocorrem em conjunto de segunda a quarta-feira (8/10 a 10/10) no Auditório Ruy Hülse.

Em dois dias de conversas, o evento vai promover oito encontros, entre mesas redondas, palestras, Aula Magna e um ato em favor do SUS. A Jornada e o Simpósio são abertos ao público. A programação e as inscrições estão disponíveis no link.   

Garantir um SUS com qualidade

A mestranda do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e integrante do Programa de Residência Multiprofissional, Giovana Vito Mondardo, destaca a importância de se falar sobre o SUS e ressalta a escolha da temática como uma celebração pela conquista do Sistema Único de Saúde. “Precisamos refletir sobre as grandes perdas no Brasil, principalmente neste momento político, e evitar que o SUS seja mais uma derrota. Em 2018 comemoramos 30 anos da garantia do Sistema e suas potencialidades como um direito do brasileiro. Nestes encontros, em que vamos buscar fazer a diferença, a Unesc vai mais uma vez ser crítica e se engajar no contexto de uma saúde pública de qualidade”, afirma.

Segundo Giovana, o evento pode impactar diretamente a vida do cidadão. “Além de celebrar, queremos buscar saídas para a crise e para o futuro desastroso que a saúde no Brasil se encaminha. É um momento de desmonte do que é oferecido aos brasileiros. O congelamento nos investimentos em saúde para os próximos 20 anos é apenas mais um exemplo da perda dos nossos direitos”, completa.

Os resultados das discussões serão compartilhados no último dia de evento, quarta-feira, quando ocorrerá uma roda de conversa com secretários de saúde da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e a entrega da Carta Proposta, um documento que será elaborado pelos participantes da Jornada e do Simpósio.

O serviço de saúde mais utilizado do Brasil

A importância do SUS já foi evidenciada na Unesc. Em setembro de 2016, a Jornada Acadêmica de Saúde debateu o assunto e destacou que 70% da população brasileira procura pelas unidades públicas de saúde. A pesquisa é do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O evento é uma realização do Programa de Residência Multiprofissional, do PPGSCol e do Núcleo de Saúde Coletiva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2018 às 16:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário