Programa de Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional em Saúde forma segunda turma

Residência Multiprofissional em Saúde forma segunda turma
Foto: Milena Spilere Nandi Mais imagens

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia, e não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos”. Citando Fernando Pessoa no discurso de formatura na noite de hoje (18/4), o pós-graduando do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Unesc, Gustavo de Oliveira, deixou claro que a experiência valeu a pena e que os formandos já não eram mais os mesmos. Oliveira é profissional de Educação Física, e com outros seis profissionais da área da Saúde passou dois anos aliando teoria à prática nas unidades básicas de saúde de Criciúma, por intermédio do PSF (Programa Saúde da Família), e sob a orientação de professores da Unesc.

No Auditório Ruy Hülse, na Unesc, profissionais de Farmácia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia receberam o certificado de conclusão do programa, na presença da família e de amigos. A primeira turma de residentes se formou no dia 14 de setembro de 2012. O Programa é desenvolvido pela Unesc, em parceria com a Prefeitura de Criciúma e os Ministérios da Saúde e da Educação e possui outras turmas em andamento.

“O que fazemos só têm sentido se os benefícios chegarem à comunidade. O Residência Multiprofissional é mais que um programa, é mais que uma ideia. É algo que nos engrandece enquanto instituição, enquanto cidadãos, enquanto profissionais”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho.

Segundo a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc) e coordenadora do Programa, Luciane Bisognin Ceretta, a passagem dos profissionais pelas unidades de saúde mudou tanto a vida deles quanto das pessoas atendidas. “Trata-se de um projeto diferente. Nele existe interdisciplinaridade, trabalho em equipe, parceria, acolhimento”.

A coordenadora da Corema (Comissão da Residência Multiprofissional), Ioná Vieira Bez Birolo, afirmou que, ao fortalecer a atenção básica, melhora-se a qualidade do atendimento em saúde. “Trabalhar em saúde só faz sentido se influenciar na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A patronesse da turma, a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma e vereadora, Geovânea de Sá, enfatizou a importância do trabalho de cada profissional para melhorar a qualidade de vida da coletividade. “Tenho certeza de que nos locais em que vocês estiveram, além de substanciais trocas de conhecimento entre profissionais, vocês beneficiaram vários cidadãos. Agradecemos a vocês à Universidade, que sempre foi parceira em questões importantes para o município”.

Franciele Gava foi a Professora Homenageada da turma e a professora Josete Mazon, a Amiga da Turma.

Fonte: Secom

18 de abril de 2013 às 22:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário