Ciência Unesc

Curso de Direito participa de Simpósio Internacional em Educação Sexual

Curso de Direito participa de Simpósio Internacional em Educação Sexual
Professora e acadêmica apresentaram trabalho no evento (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Direito da Unesc participou do Simpósio Internacional em Educação Sexual: Saberes/trans/versais currículos identitários e pluralidade de gênero”, realizado na última semana no Paraná. O evento, voltado para a discussão relacionada à Educação e Sexualidade, contou com inúmeros pesquisadores na área e diversos grupos de trabalhos. O simpósio foi realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

A professora doutora Fernanda da Silva Lima e a estudante do curso de Direito da Unesc, Larissa de Faveri Mattei, apresentaram o trabalho “Da escravidão para o trabalho doméstico no Brasil: As desigualdades entre as mulheres brancas e negras à luz do feminismo negro e da discriminação interseccional”, desenvolvido por Larissa com a orientação de Fernanda. O trabalho faz parte do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

A professora e aluna da Unesc apresentaram o trabalho “Gênero, sexualidade e raça: processos de intersecção nos espaços escolares e não escolares”, que objetivava estudar as relações de gênero, sexualidade e/ou raça nos espaços escolares e não escolares e seus impactos sociais.

“Pudemos compartilhar práticas e saberes e estreitar laços entre a Unesc e a UEM para futuras parcerias na temática. Apresentamos um trabalho com foco na mulher negra e os processos de discriminação que sofre a partir da compreensão dos estudos da interseccionalidade – raça e gênero – e de que forma é possível travar uma luta antirracista no país que inclua a mulher negra e ao mesmo tempo ampliar as discussões de gênero no mesmo sentido, pois à mulher negra muitas vezes é esquecida, tanto pelos movimentos sociais negros como pelos movimentos feministas”, comenta a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de maio de 2017 às 16:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário