Ciência Unesc

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc
Encontro ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A segunda edição do Simpósio em Gestão no Cuidado em Saúde iniciou com um tema bastante atual. O professor doutor Tulio Batista Franco falou sobre “Inovação e limites para a defesa do SUS: o financiamento em pauta”. Segundo ele, o maior problema não é a falta de recurso, mas sim como esses recursos estão sendo aplicados. Ele afirma que o modo atual de se fazer saúde poderia ter outros caminhos.

Franco afirmou que o conceito de eficiência hoje é ligado a alta tecnologia, mas que ela não precisa ser o cargo chefe da situação. “Existem tantas alternativas que podem ser fortalecidas dentro da saúde. A tecnologia é sim importante, mas o direcionamento deve ser depositado no cuidado com um todo. É necessária uma reorganização de trabalho por todos os profissionais de saúde”, ressaltou.

Segundo ele, a valorização da tecnologia deixa de lado diversos caminhos de medicinas tradicionais, como a chinesa, a indígena ou a quilombola. “É necessário prezar esse conhecimento e fortalecer a educação em saúde, sua promoção e prevenção, usando a tecnologia apenas na medida da necessidade”, comentou.

O Simpósio

Serão dois dias de simpósio, onde professores, pesquisadores, alunos e profissionais da área vão aprofundar suas reflexões críticas por meio de palestras e trabalhos. O encontro ocorre até sexta-feira (28/4), no Auditório Ruy Hülse.

Durante o evento serão discutidos assuntos relevantes à saúde baseada em evidências e suas perspectivas para o Brasil, condições crônicas na atenção primária à saúde, bem como os inovação e limites da gestão em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, momentos como esse são necessários para causar o impacto necessário. “Nós precisamos debater sobre p direito de ter um sistema de saúde de qualidade e público. Devemos promover esse olhar responsável e lutar por isso”, comentou.

Também participaram do encontro, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a diretora da UNA SAL (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a professora da Unesc e secretária municipal de Saúde, Franciele Gava, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, a coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), Lisiane Tuon e a coordenadora do Simpósio, Cristiane Tomazi.

Saiba mais


Realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), o Simpósio comemora o segundo ano de atividades do programa. O evento tem o intuito de promover um espaço de interação e diálogo entre profissionais e comunidade acadêmica, a fim de contribuir com a integração ensino-serviço, permitindo que os participantes analisem possibilidades de incorporar e criar tecnologias de gestão e cuidado. O encontro tem a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina)

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de abril de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário