Ciência Unesc

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul

Pesquisadores participam de evento de Arqueologia no Rio Grande do Sul
Encontro ocorreu esta semana em Pelotas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou do 10º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira e da 3ª Jornada de Atualização em Arqueologia Tupi-Guarani, que ocorreu de terça a sexta-feira (18 a 21/10) na Universidade Federal de Pelotas, no – Rio Grande do Sul. No evento, pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc apresentaram resultado de pesquisas desenvolvidas.

O encontro da SAB-Sul (Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas. Nesta edição, o evento teve como tema “Desconstruir Assimetrias”.

Trabalhos apresentados por pesquisadores da Unesc:


“A Composição Arqueofaunística dos Sítios Concheiros no Extremo Sul Catarinense: Entre 3.500-200 Anos Antes do Presente” – autores: Diego Dias Pavei; Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

"Ocupações Pré-Históricas do Sul do Brasil: Contexto Geoarqueológico das Ocupações Paleoíndias no Alto Rio Uruguai” – autor: Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba: Síntese Arqueológica do Extremo Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos.

“A Relação Entre Tecnologia Lítica e Matérias-Primas no Território Pré-Histórico doExtremo Sul Catarinense, Brasil: Entre as Encostas da Serra e o Litoral” – autores: Juliano Gordo Costa; Juliano Bitencourt Campos; Sara Cura e Marcos César Pereira Santos.

“Arqueologia Guarani no Litoral do Extremo Sul Catarinense: Cultura Material, Padrões de Assentamento e Cronologia” – Marcos César Pereira Santos; Juliano Bitencourt Campos e Josiel dos Santos.

“Sítios Guarani Sobre Dunas no Litoral Sul Catarinense” – autores: Juliano Bitencourt Campos; Josiel dos Santos e Rafael Guedes Milheira.

“Ecologia Histórica Guarani: O Manejo da Floresta Como Gestão Territorial no Litoral Sul de Santa Catarina, Brasil” – autores: Giovana de Souza Pereira; Marcos CésarPereira Santos; Francisco Silva Noelli; Juliano Bitencourt Campos e Jairo José Zocche.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de outubro de 2016 às 17:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário