Mestrado em Saúde Coletiva promove encontro sobre Micropolítica
Professores, alunos e profissionais da área da Saúde estão participando nesta sexta-feira (12/11) de um encontro do Mestrado em Saúde Coletiva do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O evento, que ocorre no Auditório Ruy Hüse, tem como tema a “Micropolítica realizada na gestão, formação, trabalho e cuidado em saúde”. A abertura contou com uma palestra com o doutor Tulio Batista Franco, da Universidade Federal Fluminense.
Segundo Franco, “A Micropolítica é a ação das pessoas no cotidiano a partir do seu espaço específico. O modo como essas pessoas trabalham vai desenvolver o perfil daquele serviço e, consequentemente, o efeito do processo de trabalho”, explicou.
Dentro desse procedimento, o professor comenta ainda, que o profissional de saúde tem autonomia em seu serviço, já que a partir do momento em que fica ele e o paciente o processo de decisão cabe somente ao profissional. “Para os gestores, isso é uma problemática. O trabalho em saúde é dependente de sua equipe, é um processo em rede, e a organização do desenvolvimento deve ser formulada também em conjunto”, ressaltou.
Sobre o encontro
O encontro tem o intuito de promover um espaço de reflexão crítica sobre as implicações que cada ator social responsável pela saúde no Brasil precisa assumir. “O evento fortalece a missão da Universidade em suas linhas de ensino, pesquisa e extensão. A Unesc tem investido fortemente na pesquisa, motivo pelo qual estamos em primeiro lugar em Santa Catarina, entre as Universidades não estatais”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta
Inscrições abertas
Os profissionais e gestores de saúde interessados em se qualificar e ganhar um olhar diferenciado sobre as inovações da área precisam ficar atentos. A Unesc está com inscrições abertas para o Mestrado em Saúde Coletiva do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ocorre até o dia 3 de dezembro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
13 de novembro de 2015 às 17:47
Newsletter
RSS