Ciência Unesc

Ediunesc lança três livros no segundo dia do Congresso Ibero-Americano

Ediunesc lança três livros no segundo dia do Congresso Ibero-Americano
Títulos abordam diferentes áreas do conhecimento (Fotos: Rosi Mizeeski) Mais imagens

Após meses de preparação, três novos livros foram lançados na noite de hoje (11/9) pela Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc). Como parte da programação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, os títulos prestigiam diferentes áreas do conhecimento, dando visibilidade aos autores da região e de outros países.

Conforme o reitor da Universidade, Gildo Volpato, este é um momento especial para a instituição. “É muito importante discutir assuntos como estes, principalmente em eventos como o Congresso. Até porque aqui reunimos diversas competências e conhecimentos, por meio dos mais de mil inscritos”, pontua.

O autor do livro “E por falar em Educação... Ensino, Formação e Gestão”, Antônio Serafim Pereira, explicou que a obra lançada reúne dez dos seus trabalhos escritos e publicados na última década. “Os grandes impulsionadores desta conquista foram o diálogo com a Universidade e o aprendizado na sala de aula. Que este livro seja inspirador para os leitores e, ainda mais, para mim, na busca incessante pelo conhecimento”, comenta.

Outra novidade apresentada durante o evento foi o E-book “Diálogos de professor de Ciências”, que tem como organizadores Lucas Dominguini e Paulo Frota (in memorian). “O Paulo iniciou este projeto em 2011 e, infelizmente, em meados do ano passado nos deixou. Demos continuidade ao trabalho e hoje o apresentamos”, comenta, ao lembrar que o e-book tem 12 textos e 19 autores. “O Paulo queria fazer um livro que pudesse ser distribuído a qualquer momento e para qualquer pessoa. Por isso surgiu a ideia de disponibilizá-lo na internet. Aqui juntamos material sobre Ciências Naturais, Psicologia da Educação, meio ambiente, uso de softwares, enfim, informações diversas dentro de diferentes áreas”, conta o autor.

Também presente no evento e lançando o livro “Estratégias de qualificação do ensino e o assessoramento pedagógico: reconhecendo experiências em Universidades Ibero-Americanas”, estavam as organizadoras Maria Isabel da Cunha e Elisa Lucarelli. O livro possui textos de vários autores. Dentre eles está o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que assina um dos artigos. Conforme Maria Isabel, não foi intenção das autoras propor novos modelos de ensino, mas sim compreender os diferentes formatos adotados em outros países. “Na Argentina, por exemplo, a assessoria pedagógica está muito à frente do Brasil, já que o país enfrentou a democratização do aceso às universidade antes que nós, provocando a necessidade de tornar o ensino universitário um objeto de estudo”, explica a autora, complementando que “experiência não se transfere, mas quando conhecemos a experiência do outro, aprendemos com ela”, explana.

Amanhã (12/9), a partir das 17h30min, serão lançados outros três livros na instituição. Os professores da Unesc Angela Back, Carlos Schlickmann e Richarles Souza de Carvalho apresentam o “Língua e Ensino: Práticas de linguagem possíveis e reais”. Os professores Alex Sander da Silva, Ilton Benoni da Silva e Vidalcir Ortigara lançam “Educação, pesquisa e produção do conhecimento: abordagens contemporâneas” e, por fim, os docentes da Universidade, Carlos Renato Carola, Giani Rabelo e Angela Back apresentam o “Educação, linguagem e memória: um livro e muitas histórias”.

(Com colaboração da Ápice Comunicação)

Fonte: Secom

11 de setembro de 2014 às 20:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário