Ciência Unesc

Estudos da Unesc sobre a construção naval e congregações femininas estarão em evento internacional

Temas relacionados à construção naval brasileira, planos estaduais de educação e congregações religiosas femininas são assuntos de trabalhos que professoras da Unesc vão apresentar em um evento na Alemanha. Serão três trabalhos socializados no 17º Congresso Ahila, realizado na Universidade Livre de Berlin, pelos professores doutores Alcides Goulart Filho e Giani Rabelo. O evento tem como tema principal a história da América Latina em um contexto global e ocorre de 9 a 13 de setembro.

Goulart Filho, coordenador do PPGDS (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico da Unesc) vai apresentar o tema: “Crédito e planejamento no desempenho da indústria da construção naval brasileira”. Em seu estudo, o professor conta a história econômica recente da indústria da construção naval brasileira no período de 1990 a 2010, destacando a atuação do Estado, por meio de políticas públicas voltadas para a indústria nacional e do crédito vinculado ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Além de falar sobre a construção naval brasileira, Goulart Filho leva um artigo em parceria com a professora do PPGE (Programa de Pós Graduação em Educação) Giani Rabelo. Eles apresentarão um artigo sobre a trajetória dos planos estaduais de educação em Santa Catarina, dentro do movimento estadual e nacional de consolidação das políticas públicas educacionais entre 1955 a 1998.

Giani também apresenta o trabalho “Congregações religiosas femininas e a ‘reeducação’ de famílias”. Em seu trabalho ela analisa as práticas discursivas e institucionais instauradas pelas pedagogias missionárias, protagonizadas por cinco congregações religiosas femininas, ligadas à Igreja Católica, em vilas operárias do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina (Brasil), em meados do século 1920.

O Congresso é organizado pelo Grupo Internacional de Pesquisa e Treinamento, do Instituto de Estudos Latino-Americano.

Fonte: Secom

08 de setembro de 2014 às 09:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário