Ciência Unesc

Doutorado em Ciências Ambientais: uma conquista da Unesc

Gildo Volpato (reitor e professor do PPGE)

"Um dos aspectos mais evidentes da natureza é seu caráter cíclico. Os ciclos se sucedem e o tempo determina a hora do plantio, da colheita, das flores, dos frutos e até dos espinhos. E assim parece ser na vida. “Depois da tempestade, vem a bonança”, deixaram dito os antigos, sabedores de que tudo tem seu tempo, seu momento, mas precisamos agir, tomar decisões, para que as coisas aconteçam a contento. O segundo semestre de 2012 vem sendo um tempo de fartura e boa colheita para todos nós que temos na Educação como um todo, e na Unesc, especificamente, um instrumento efetivo de desenvolvimento de nossa região. Alta colocação nacional do RUF (Ranking da Folha), vários cursos estrelados no Guia Abril, Prêmio L’Oreal, e agora mais uma ótima notícia: a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou nosso Doutorado em Ciências Ambientais. A partir de 2013 o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc vai oferecer, além das vagas de Mestrado, oito vagas para alunos interessados em fazer um Doutorado.


Organizar e implantar um Doutorado (independente da área de conhecimento) indica um esforço e um grau diferenciado de produção de conhecimento. Fazer isso com a aprovação da Capes é sinal de excelência em qualidade. A aprovação desse Doutorado consolida ainda mais a Missão da Unesc de “promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”. Trata-se, também, do reconhecimento da qualidade acadêmica de nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. É o resultado do trabalho coletivo e da credibilidade científica conquistada pelos professores e pelos mestrandos do Programa, com o apoio de toda a comunidade acadêmica.


Com essa conquista a Unesc chega ao seu segundo doutorado (o outro é na área de Ciências da Saúde), além de quatro mestrados: Ciência e Engenharia de Materiais, Educação, Ciências Ambientais e Ciências da Saúde. A aprovação de mais um curso de doutorado na Unesc mostra a solidez acadêmica institucional e a maturidade científica de nossos pesquisadores. A cada ano a Unesc vem se consolidando como referência na pesquisa e pós-graduação. Poucas instituições atingiram, em tão pouco tempo de Universidade, um patamar de referência como esse.


Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais


Criado em 2001, o PPGCA já formou 116 mestres, sendo que atualmente conta com 34 mestrandos matriculados. O Programa conta com 12 professores doutores, os quais estão distribuídos em duas linhas de pesquisa: “Ambientes Naturais e Sociedade”, “Ambiente e Desenvolvimento”. A primeira tem como objetivo conhecer a dinâmica dos ecossistemas naturais, com ênfase na recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Já a segunda linha estuda as interações entre sociedade e natureza, no sentido de contribuir e sugerir mecanismos capazes de viabilizar propostas para a solução dos problemas socioambientais do mundo moderno.


O PPGCA da Unesc tem parceria com instituições internacionais, como a Universidade de Los Lagos, do Chile; a Universidade de Waterloo, do Canadá, e o Instituto Politécnico de Tomar – Portugal.


Tendo em vista os problemas socioambientais locais, regionais e nacionais, o Doutorado em Ciências Ambientais da Unesc vai trabalhar principalmente com a questão “sustentabilidade”. A aprovação pela Capes do Doutorado é fundamental para o desenvolvimento e inserção regional da Universidade, enquanto instituição transmissora e geradora de conhecimentos. Parabéns para todos os envolvidos diretamente, professores e alunos do Programa, parabéns para a Região Sul, que só tem a ganhar com essa conquista".

19 de dezembro de 2012 às 10:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário