PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc
Angela Waterkemper Vieira apresentou estudo de análise do ciclo de vida de revestimento cerâmicos Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais(PPGCEM) recebeu na tarde desta terça-feira (06/12), a defesa de Tese de Doutorado (TD) “Análise do ciclo de vida de Revestimento Cerâmico”,  da pós-graduanda Angela Waterkemper Vieira. Esta foi a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O programa já tem 123 dissertações de mestrado já defendidas.

Para o orientador da pesquisa, professor  Elídio Angioletto, este foi um momento histórico.  “Agradecemos a parceria entre a empresa Eliane e o PPGCEM, oportunizando à pesquisadora um trabalho detalhado sobre o tema escolhido. Deu tudo certo e a avaliação foi positiva. Os professores componentes da banca gostaram e elogiaram muito o trabalho”, avaliou.

Além de entrar para a história do Programa e da Universidade, a data marca, é claro, uma conquista inesquecível para a doutoranda. “A conclusão da tese possibilitou meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi possível unir a vivência da indústria com a análise do ciclo de vida dos revestimentos cerâmicos com a comunidade acadêmica e científica. A Unesc e o PPGCEM foram fundamentais para que fosse possível concluir esse trabalho com êxito”, pontuou.

Em sua tese, Angela, tem como objetivo traçar o desempenho ambiental por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida das placas cerâmicas produzidas pelo processo via úmida, com base no inventário de dados do processo produtivo, de uma empresa brasileira fabricante de revestimentos cerâmicos, desde a etapa de extração de matéria-prima até o descarte final do produto.

Conforme Angela, o trabalho possui aspectos inéditos para a indústria ceramista brasileira e mundial,  pois traz de forma efetiva dados que foram obtidos diretamente no estado de Santa Catarina, na região Sul e em outras localidades do país e poderão ser utilizados por todo o setor ceramista nacional e internacional.

A avaliação desta terça-feira ficou a cargo dos professores Adriano Michael Bernardin, como relator-presidente, Sabrina Arcaro, membro interno, e Anselmo Ortega Boschi e João Batista Rodrigues Neto, como membros externos. Tendo na suplência o docente Eduardo Junca. Além de ter sido orientada pelo professor Elídio Angioletto, a tese foi co-orientada pelo professor Manuel Joaquim Peixoto Marques Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal.

.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário