O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc, Eduardo Junca, participou de um webinário internacional com o tema: “Processos Críticos de Extração de Metais para um Futuro Mais Verde”, transmitido pela plataforma MDPI Sciforum, especializada na veiculação de eventos acadêmicos.
Em um cenário de crescente demanda por metais essenciais para a transição energética global, o evento abordou a urgência de novas rotas de extração de metais, cruciais para a fabricação de veículos elétricos e dispositivos de energia verde.
Para colaborar com a discussão, Junca apresentou o trabalho de doutorado do seu orientando Ramon Silveira intitulado: “Novas rotas para a extração de nióbio”. “O estudo é o primeiro a explorar essa nova alternativa e seus resultados preliminares são considerados promissores, podendo impactar significativamente a indústria metalúrgica e apoiar os objetivos globais de transição energética”, comentou o pesquisador.
Na sua apresentação, em inglês, o professor detalhou que a pesquisa propõe uma rota mais limpa e sustentável, substituindo os tradicionais e agressivos ácidos e bases fortes por uma combinação de carbonato de sódio e ácido bórico, sendo na visão acadêmica, uma abordagem inovadora para a extração do óxido de nióbio do minério de columbita.
“O nióbio é um metal estratégico e sua demanda deve crescer exponencialmente com o avanço da tecnologia. Os resultados preliminares, descritos como promissores, demonstram a viabilidade da nova abordagem, que pode revolucionar a forma como o nióbio é extraído. A pesquisa representa um passo importante em direção a uma indústria de mineração mais verde e ecologicamente responsável”, destacou Junca.
Os experimentos apresentados no evento ressaltaram a necessidade de explorar fontes atípicas de metais, como resíduos urbanos e industriais, para superar a lacuna entre a oferta limitada e a demanda futura. O desenvolvimento de processos de extração eficientes, baseados em modelagem termodinâmica e cinética, é visto como fundamental para garantir que a falta de suprimentos metálicos não impeça a transição para um futuro mais sustentável.
A condução do evento, realizado na quinta-feira (21/8), foi de responsabilidade dos professores Amilton Barbosa Botelho Junior, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Rogério Navarro, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Também contribuíram com o debate, os palestrantes Gabriel Medeiros do DEQM da PUC-Rio, com a tese: “Recuperação de não ferrosos na siderurgia” e o pesquisador Carlos Oba, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade de São Paulo, com: “Estudos de processos de extração de metais críticos de fontes não convencionais”. A abertura e recepção de todos os participantes, representando a MDPI, ficou a cargo da colaboradora Agnieszka Rydz.
A pesquisa do doutorando Silveira tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), forte apoiadora no desenvolvimento de estudos em benefício ao desenvolvimento catarinense e brasileiro.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de setembro de 2025 às 09:48Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de março de 2024 às 13:40Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de março de 2024 às 11:21A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.
As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10).
O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.
Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).
Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).
O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de outubro de 2023 às 15:28