PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

DOUTORADO - ABERTA SELEÇÃO DISCENTE PARA INGRESSO E CONCESSÃO DE BENEFÍCIO (BOLSA FAPESC)

Acessar, para conhecer o conteúdo dos Editais que regulam a concessão:

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/224

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/212

Mais informações: seleção

11 de agosto de 2023 às 23:16
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

PPGCEM participa de Ciclo de Palestra no Centro de Tecnologia Mineral no Rio de Janeiro

PPGCEM participa de Ciclo de Palestra no Centro de Tecnologia Mineral no Rio de Janeiro
Fabiano Raupp (Unesc) e Manuel Ribeiro (IPVC) de Portugal foram parceiros nas apresentações sobre sustentabilidade (Fotos: Reprodução/Unesc/Agecom) Mais imagens

Acompanhe a integra da matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2023 às 13:51
Compartilhar Comente

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc
Angela Waterkemper Vieira apresentou estudo de análise do ciclo de vida de revestimento cerâmicos Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais(PPGCEM) recebeu na tarde desta terça-feira (06/12), a defesa de Tese de Doutorado (TD) “Análise do ciclo de vida de Revestimento Cerâmico”,  da pós-graduanda Angela Waterkemper Vieira. Esta foi a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O programa já tem 123 dissertações de mestrado já defendidas.

Para o orientador da pesquisa, professor  Elídio Angioletto, este foi um momento histórico.  “Agradecemos a parceria entre a empresa Eliane e o PPGCEM, oportunizando à pesquisadora um trabalho detalhado sobre o tema escolhido. Deu tudo certo e a avaliação foi positiva. Os professores componentes da banca gostaram e elogiaram muito o trabalho”, avaliou.

Além de entrar para a história do Programa e da Universidade, a data marca, é claro, uma conquista inesquecível para a doutoranda. “A conclusão da tese possibilitou meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi possível unir a vivência da indústria com a análise do ciclo de vida dos revestimentos cerâmicos com a comunidade acadêmica e científica. A Unesc e o PPGCEM foram fundamentais para que fosse possível concluir esse trabalho com êxito”, pontuou.

Em sua tese, Angela, tem como objetivo traçar o desempenho ambiental por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida das placas cerâmicas produzidas pelo processo via úmida, com base no inventário de dados do processo produtivo, de uma empresa brasileira fabricante de revestimentos cerâmicos, desde a etapa de extração de matéria-prima até o descarte final do produto.

Conforme Angela, o trabalho possui aspectos inéditos para a indústria ceramista brasileira e mundial,  pois traz de forma efetiva dados que foram obtidos diretamente no estado de Santa Catarina, na região Sul e em outras localidades do país e poderão ser utilizados por todo o setor ceramista nacional e internacional.

A avaliação desta terça-feira ficou a cargo dos professores Adriano Michael Bernardin, como relator-presidente, Sabrina Arcaro, membro interno, e Anselmo Ortega Boschi e João Batista Rodrigues Neto, como membros externos. Tendo na suplência o docente Eduardo Junca. Além de ter sido orientada pelo professor Elídio Angioletto, a tese foi co-orientada pelo professor Manuel Joaquim Peixoto Marques Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal.

.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente

CONCESSÃO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PDPG 2022-2

Edital disponível em:

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/295/2022/2

23 de novembro de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente