Odontologia

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo
Drive thru de hambúrgueres ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara, sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ser solidário é sentir que pode fazer algo a mais pelo próximo, é ir além e se responsabilizar a ajudar o outro. E foi exatamente isso que alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc demonstraram ser, com o OdontoBurguer, neste sábado (7/11). Um grupo de 22 professores, acadêmicos e egressos do curso, com a parceria da direção do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, realizaram um evento para a arrecadação de fundos para a Instituição de Longa Permanência.

Nele, foram vendidas três opções de combos com hambúrguer artesanal, batata frita e refrigerante. Tudo preparado com muito carinho e seguindo as normas de biossegurança. As retiradas foram através de um drive thru, no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. E a iniciativa deu tão certo que às 19h15 os organizadores não puderam mais aceitar pedidos, pois a meta de 400 unidades havia sido ultrapassada, chegando à venda de 450 hambúrgueres.

A iniciativa foi uma proposta do próprio Asilo, que procurou o curso para uma ação similar a da venda de pizzas realizada em agosto em prol do Bairro da Juventude. Diante desta proposta, o Centro Acadêmico de Odontologia reuniu  um grupo de estudantes e professores para dar vida à ação.

União em prol do bem comum

A iniciativa foi acompanhada de perto pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que considera ações como a OdontoBurguer especiais. Para ela, iniciativas como esta reforçam o papel de uma Universidade Comunitária e colaboram com a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social. “Estar aqui e poder ver um verdadeiro movimento pelo bem enche a todos nós, professores e gestores de orgulho pelos alunos diferenciados que a Unesc tem. Isso também é ser e viver uma Universidade Comunitária”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, também é professora do curso de Odontologia e fez parte do grupo que realizou o OdontoBurguer. Para ela, a ação com o Asilo São Vicente de Paulo tem um significado amplo para a entidade, para o curso de Odontologia e para a Unesc e mostra a importância da atuação comunitária da Universidade. “Nesta ação mostramos o potencial e a importância de uma Universidade Comunitária. Reforçamos a função institucional e a capacidade de auxiliar a comunidade. Com a pandemia, os projetos desenvolvidos com os idosos não puderam ocorrer e esta ação foi uma maneira de fazer a diferença e retribuir o carinho que nossos alunos e professores recebem do Asilo”.  

O evento ocorreu das 15 às 21 horas, mas para garantir que tudo ocorresse dentro do planejado, acadêmicos e professores chegaram de manhã cedo ao Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. À frente dos trabalhos na cozinha esteve o professor Leonardo Mezzari, que salientou a importância da união para o sucesso da ação. “Os acadêmicos de Odontologia estão de parabéns e merecem todos os méritos. Tivemos um apoio enorme da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, que cedeu equipamentos e doou todos os equipamentos de proteção individual, além da coordenação do curso, que emprestou diversos materiais e doou aventais descartáveis, máscaras, luvas e protetores faciais e dos parceiros que fizeram doações em dinheiro e ingredientes. Saber que vamos conseguir ajudar o Asilo nesse momento é bom demais. Fazer o bem é muito gratificante”.  

Para a coordenadora do curso, Morgana Machado Guzzatti, a ação nasceu do um protagonismo estudantil e teve a adesão de várias pessoas. “Vivemos um momento desafiador e é muito bom termos professores e acadêmicos que abraçam causas tão nobres. Isso é importante também para a formação de nossos estudantes como profissionais comprometidos com a sociedade e conscientes de que antes de tudo deve estar o ser humano”.

Estudantes em ação

O Centro Acadêmico de Odontologia, promotor do evento, mobilizou estudantes de diversas fases do curso para a ação. Segundo o presidente do CA, Willian Burato Bressan, o Centro Acadêmico sempre teve a característica de abraçar causas sociais. "O Asilo chegou com esta necessidade de arrecadar fundos, já que em virtude da pandemia houve uma redução de recursos financeiros. Então pensamos como poderíamos ajudar e surgiu a ideia de um drive thru de hambúrgueres. Construímos essa ação de forma coletiva e por isso tivemos um resultado tão bom”, comenta Bressan.

A secretária do CA de Odontologia, Laura Rodrigues de Souza, lembra que os acadêmicos vêm realizando atividades no Asilo São Vicente de Paulo há mais de três anos, como visitas, festas, passeios, palestras, escovação supervisionada com os idosos

Apoio

A iniciativa teve o apoio dos supermercados Manentti e Giassi; da padaria Bom Pão; da Indústria Pães Magaldi; da Usina Alto Alegre; da empresa Plazapel Soluções em Descartáveis; da Volts Materiais Elétricos; da Farmácia FlauFarma e da hamburgueria Gold Burguer. Realizaram as doações os professores Renan Ceretta, Fernanda Sônego e Gabriel Gastaldon, além de Mezzari e Morgana.

O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Odontologia da Unesc, com apoio do curso de Odontologia e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2020 às 22:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário