Odontologia

Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país

Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país
Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na Unesc, o estudante de Odontologia pode contar com vários aliados para uma formação diferenciada. Um deles é a Clínica de Odontologia, uma das mais bem equipadas do Sul do Brasil. No local, são realizadas as aulas práticas com atendimentos para a comunidade e professores, funcionários e acadêmicos da Universidade. A clínica escola possui equipamentos de ponta, incluindo um tomógrafo computadorizado.

“Os laboratórios do curso possuem tecnologia avançada. Na nossa pré-clínica, por exemplo, temos uma câmara de documentação. Além de demonstrar o que o professor está fazendo, ela filma e projeta. Enquanto os alunos estão nas bancadas trabalhando, conseguem visualizar claramente o que o professor está fazendo e orientando. E as imagens firam repetindo para que alunos podem assistir novamente”, comenta o coordenador do curso, Renan Ceretta.

Mais um dos diferenciais do curso é a qualificação de seus professores: com quase todo o quadro composto por mestres e doutores. Aliado a isso, os estudantes podem utilizar a Biblioteca Professor Eurico Back da Universidade, uma das maiores de Santa Catarina. “Nós tivemos conceito máximo do MEC (Ministério da Educação) em relação à biblioteca na área de Odontologia. A parte teórica representa 60% do curso e 40% são atividades práticas. O aluno não precisa comprar um livro. Todos estão disponíveis na biblioteca da Universidade”.

Segundo Ceretta, o curso está sempre atento ao contexto, realidade regional e demandas dos acadêmicos. “Os professores coordenadores de fase e os alunos repassam para a coordenação as informações dentro da realidade que eles vivem. Todo o curso se olha: acadêmicos, professores, funcionários. Isso resulta em profissionais participantes e proativos”.

Projetos e estágios

No curso, o aprendizado se faz também por meio de atividades práticas. Algumas delas estão relacionadas ao projeto desenvolvido no Presídio Santa Augusta e aos estágios no Bairro da Juventude, com atendimento de 1.200 crianças, e na UTI do Hospital São José. “Nestes locais os estudantes têm acesso a uma demanda diferente de casos para avaliar e resolver. No São José, por exemplo, eles convivem com pacientes que estão entubados e nesse caso, a higiene bucal fica mais difícil de ser feita. Com esse estágio, eles podem visualizar a importância da atuação do profissional de Odontologia em UTIs. Estudos comprovam que a presença de dentistas nestes locais diminui muitos quadros de agravo das infecções”, afirma.

Segundo Ceretta, o SUS é um grande empregador na área da saúde, sendo responsável por 20% a 30% das vagas. Tendo em vista tal realidade, o curso de Odontologia na Unesc possui a disciplina de Saúde Coletiva da primeira a décima fase. Por meio de parcerias com as prefeituras da região, os acadêmicos desenvolvem estágios de Saúde Coletiva na sétima, oitava e nona fase para que estejam integrados e inseridos nas Unidades Básicas de Saúde. “Tem tudo a ver com a constituição da Unesc, uma Universidade Comunitária. Isso forma profissionais mais conscientes da importância social. A interação com profissionais e a população agrega à formação profissional e pessoal”, considera o coordenador.

Como auxílio ao aprendizado, o curso possui ainda um equipamento portátil para utilizar com pacientes acamados. Trata-se de uma cadeira completa de dentista que é levada para os atendimentos nos municípios.

Pesquisa e jornada

O curso tem parceria com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia), e a sua Jornada Acadêmica tem a chancela da associação. O evento ocorre anualmente e atrai além de estudantes, profissionais da área. Ao logo do evento, os participantes têm contato com profissionais e pesquisadores renomados no Brasil.

E os diferenciais de Odontologia na Unesc acompanham todas as fases do curso. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um artigo que o estudante pode publicar. “Não é um TCC tradicional. O aluno faz o projeto e pode fazer TCC ou artigo dentro da pesquisa. Pode sair do projeto e já fazer a pesquisa e ampliar para a especialização. É uma maneira de incentivar a pesquisa científica”, acrescenta Renan.

Após a última etapa no curso, o já cirurgião dentista pode dar continuidade aos estudos e direcionar a sua carreira sem sair da Unesc. A Universidade oferece diversos cursos de pós-graduação na área, como Implantodontia e Ortodontia, com professores renomados em suas áreas. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário