Odontologia

Missão Saúde Bucal - Rap da escova


Nosso grupo de acadêmicos da Odontologia realizou, nessa manhã, atividades educativas com 5 turmas da Educação Infantil da escola Adolfo Back, totalizando, durante a atividade, mais de 60 crianças de até 6 anos de idade. No início da manhã, reunimos 3 turmas na sala de informática da escola, e lá realizamos explicações sobre o que é ser dentista, do que nós cuidamos como profissionais e como cuidar da saúde bucal corretamente. Passamos um vídeo bem ilustrativo chamado “Missão Saúde Bucal” da Oral B para que as crianças compreendessem melhor como cuidar da saúde bucal, e também sobre os alimentos amigos dos dentes. 
Após o vídeo, conversamos sobre ele, explicando como deve ser feita a escovação (para demonstração) utilizando as pelúcias da pré-clínica, e também apresentamos fantoches com os principais amigos dos dentes: escova de dente, creme dental e fio dental. 
Após essa conversa descontraída, nós fizemos uma atividade na qual as crianças foram muito participativas. Elas retiravam da caixa mágica que continha diversas imagens, uma imagem e diziam se aquela imagem era amiga ou não do nosso dente, de acordo com a nossa explicação anterior. Ao dizer o que era, elas colavam as imagens no dente feliz se fosse amigo do dente ou no dente triste se aquele alimento não fosse amigo do dente. 
Foi uma atividade muito dinâmica, ficamos todos empolgados, inclusive as professoras que os acompanhavam.
Após essa atividade, passamos outro vídeo educativo sobre escovação chamado "Rap da escova" reforçando as ideias sobre escovação. Logo após o vídeo, nós realizamos outra atividade sobre escovação. As crianças recebiam em uma folha A4 uma boca impressa e plastificada, desenhada com vários "bichinhos" e recebiam também as escovas para que escovassem no papel conforme nós havíamos ensinado, retirando todos os "bichinhos" e mantendo uma higiene bucal adequada. No final, todos os alunos receberam desenhos para colorir dos amigos dos dentes, com línguas de sogra para brincarem.
Depois, realizamos as mesmas atividades com outras 2 turmas que foram também muito participativos, nos transmitindo aquilo que eles sabiam sobre o assunto, trocando informações.
Ficamos todos muito animados com as atividades nas escolas, e com o sentimento de dever cumprido, pois percebemos que as crianças e professoras captaram a nossa mensagem, e passamos um pouco de conhecimento e recebemos por parte deles também.
Acadêmicos: Cristian da Silva Serpa, Ana Carolina de Souza Correa, Fernanda Fortunato Leonardo, Herik Ghizzi da Silva, Manuela Cardoso Felisberto e Meire Concencio Frezza.
 

26 de outubro de 2018 às 08:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário