Odontologia

Egressos da Unesc fazendo a diferença

Egressos da Unesc fazendo a diferença
Graduada em Odontologia faz palestra na Associação dos Deficientes Visuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pessoas que fazem parte da Adivisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul), assim como seus familiares, professores e a diretoria da associação participaram de uma palestra sobre saúde bucal e puderam tirar dúvidas sobre o assunto nesta quarta-feira (20/6), no espaço da Adivisul com a egressa do curso de Odontologia da Unesc, Rafaela Maria Diniz.

A dentista usou o tato para que os deficientes visuais pudessem compreender melhor os assuntos e depois de sua fala, ela apresentou alguns instrumentais. “A intenção foi de que eles tocassem e tivessem noção do que entra na boca deles quando vão ao dentista, assim como o modelo de estudo. A assistente social da associação informou que poucos deles vão ao dentista com frequência e isso é bastante preocupante. Ainda há muita defasagem na assistência à saúde bucal, especialmente aos portadores de necessidades especiais”, comenta.

Rafaela entregou para os professores e funcionários panfletos informativos sobre saúde bucal e deixou cópias para que as informações sejam transcritas em Braile. Além disso, os participantes da palestra ganharam kits de higiene bucal.

“Foi uma experiência incrível e desafiadora, pois até então nunca tinha palestrado para portadores de necessidades especiais. A maior lição que tirei desse dia é que não são eles quem se limitam, eles são muito abertos e têm vontade de saber e de aprender sobre tudo, sobre se cuidar. Eles querem saber como quaisquer uns de nós como de fato são, percebi que a limitação muitas vezes, parte de nós profissionais em geral e do próprio sistema”, afirma. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de junho de 2017 às 18:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário