Odontologia

Vestibular ou SIM: estudantes de Odontologia têm contato com pacientes desde a primeira fase

Vestibular ou SIM: estudantes de Odontologia têm contato com pacientes desde a primeira fase
Junção da teoria com a prática desenvolve uma postura reflexiva (Foto:Arquivo) Mais imagens

Buscar uma formação humanizada, capaz de promover a vinculação do aprendizado acadêmico junto à realidade social brasileira é um dos objetivos principais do curso de Odontologia da Unesc. Para isso, paralelo à teoria e ao treinamento em laboratórios de ponta, o estudante tem cedo contato com a prática, na Clínica de Odontologia da Universidade.

“O estudante está inserido no cenário de práticas locais desde a primeira fase, o que o estimula a desenvolver uma postura crítica e reflexiva, fundamentada em princípios éticos e voltada à compreensão do processo saúde-doença em seus diversos níveis de complexidade. Vários projetos de extensão e pesquisa são desenvolvidos paralelamente ao ensino, que fortalecem o aprendizado, ampliam a capacidade resolutiva e a qualidade do exercício profissional”, comenta o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta.

No Brasil, a média de dentistas está dentro dos parâmetros recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, o acesso a todas as camadas sociais da população ainda é restrito. Com base na realidade observada no Brasil, o curso de Odontologia da Unesc busca equilibrar a formação profissional. “O nosso profissional sai com as duas visões, a de saúde pública e com formação técnica nas áreas específicas”, explica Ceretta. “O curso apresenta uma transcendência na saúde coletiva, em todas as fases, por ser uma necessidade, uma perspectiva de mercado de trabalho. Hoje o SUS é o grande contratador de mão de obra na área”, complementa.

O curso é matutino, com estágios no turno vespertino e duração de cinco anos.

Você escolhe como quer ingressar na Unesc


A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015, já pode escolher entre vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Informações Vestibular, SIM e Nossa Bolsa

Fonte: Secom

11 de outubro de 2014 às 10:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário