Engenharia de Produção

Alunos Unesc na semifinal de Concurso Estadual do Sebrae

Alunos Unesc na semifinal de Concurso Estadual do Sebrae
Ideias classificadas são de Serviços, Agronegócios e Negócios Digitais Mais imagens

Alunos dos cursos de Administração e de Engenharia de Produção da Unesc estão na semifinal do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitário, realizado pelo Sebrae Santa Catarina. As ideias de negócios dos estudantes da Unesc foram selecionadas entre mais de mil inscritas por alunos de instituições de todo o Estado nas categorias Serviços, Agronegócios e Negócios Digitais.

Nesta edição do concurso, os alunos de Administração Marluci Ramos Hilário, Thiago Francisco Selau, Ariel da Silva, Jônata Biava e Luana Figueira Réus e a estudante de Engenharia de Produção Rafaela Pavei Bertan representam a Unesc na semifinal. Orientados pela professora Luciane de Carvalho Pereira e apoiados pela coordenação de seus cursos, os acadêmicos desenvolveram um plano de negócios para as suas ideias contando com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma oficina presencial em Criciúma.

E foi a partir deste trabalho que Luana Figueira Réus, da sétima fase do curso de Administração, desenvolveu o plano de negócios para a produção de alimentação orgânica para bebês. Concorrendo na categoria Agronegócios, a moradora de Içara juntou o fato de seu município possuir muitos agricultores familiares com a realidade das mulheres que são mães e estão atuando no mercado.

“As mulheres estão com um ritmo de vida acelerado e neste contexto, há várias que possuem filhos pequenos. Com o aumento da preocupação com a saúde e com a qualidade da alimentação, pensei em fazer um plano para um negócio que oferecesse papinhas orgânicas para crianças. Não há empresas que ofereçam isso na região e o que há por enquanto são apenas as opções industrializadas de empresas de fora. Seria uma oportunidade também para os agricultores”, conta Luana.

O concurso


Segundo a professora Luciane, o concurso tem objetivos como estimular a cultura do empreendedorismo nos universitários catarinenses, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e incentivar o espírito de inovação entre os estudantes. “Conhecimento é tudo e toda experiência é válida. Este resultado da Unesc, com tantos semifinalistas no concurso, mostra a excelente qualificação dos nossos alunos. Estamos no caminho certo”, afirma.

Os finalistas serão conhecidos na próxima terça-feira (16/8). A premiação dos vencedores ocorre em 12 de setembro. O primeiro colocado de cada uma das categorias  Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios ganham uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer empresas como Tesla, Facebook e Google. Em 2015 o aluno da Unesc Heligton Rodrigo Rosso Possamai foi o vencedor na categoria Agronegócios e a estudante Karina Elias ficou em segundo lugar na categoria Comércio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de agosto de 2016 às 16:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário