Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Últimas atividades ( e homenagens) em Itapororoca e na Paraíba.

 Os últimos dias em Itapororoca/PB foi de intenso trabalho e grandes emoções. No dia 06/02 (sexta-feira) foi realizada a última oficina na Associação Nossa Senhora da Paz, a qual foi abordado temas como exploração sexual e trabalho infantil. Logo após, os membros da associação prestaram uma última homenagem com o teatro sobre o projeto rondon e os rondonistas, gerando um clima de descontração e nos fazendo lembrar que estava se aproximando o momento da despedida.

 No final dessa noite, a prefeitura de Itapororoca ofereceu uma confraternização para os rondonistas na Escola Municipal Henrique de Almeida, contando com a presença do prefeito, vereadores, servidores públicos e da banda de forró "New Brother". A festa terminou cedo, pois, logo pela manhã de sábado partiríamos para João Pessoa e não poderíamos deixar de levar conosco os doces preparados pelas queridas Socorro, Severina e Lila, nossas queridas mães, que em todos os momentos nos trataram como filhos.

Assim que o dia amanheceu, entregamos ao sargento Rodrigo, nosso anjo, uma lembrança para simbolizar nossa gratidão e carinho por todo apoio na nossa caminhada durante o projeto. Em seguida, partimos para João Pessoa, e, mais uma vez, nos despedimos de pessoas queridas que foram até o alojamento para nos dar o último abraço.

Chegando em João Pessoa, nos dirigimos para o evento de encerramento, onde estavam presentes todos os rondonistas. Apresentamos de forma resumida o que aprendemos com o projeto, demonstrando nossa admiração pelo povo paraibano e pelo 15 Batalhão de Infantaria Motorizado, que proporcionou a todos os rondonistas a base para que o projeto se realizasse.

No dia seguinte, domingo, chegava a hora da despedida. Nossos companheiros de jornada, a equipe de Minas Gerais – IF de Rio Pomba, se preparavam para partir, deixando um vazio imenso durante todo o dia e em nossos corações. Após algumas horas, era nossa vez de partir e mais uma vez encarar a despedida do nosso querido anjo, que fez jus ao cargo e ensinou mais uma lição a todos: de que ainda há pessoas bondosas nesse mundo.

Já no avião, era possível perceber que nossa equipe estava ansiosa para reencontrar os familiares. Mas ainda mais perceptível, era a certeza de que por onde passamos, levamos um pouco de cada pessoa que conhecemos e certamente deixamos um pouco de nós também. Longe de nossas famílias, construímos laços de irmandade, respeito e lealdade com as pessoas que nos cercavam. Laços dignos de quem vê o próximo como semelhante e a família rondon, nossa família, era exatamente assim.

 

Uma vez rondonista, sempre serão!

 

Juslaine Machado de Quadros – Direito Unesc.

11 de fevereiro de 2015 às 15:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário