Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Rondonistas viajam para o nordeste nesta quinta-feira

Rondonistas viajam para o nordeste nesta quinta-feira
Últimos detalhes foram resolvidos em reunião hoje (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Os preparativos finais para a viagem dos alunos e professores da Unesc que irão atuar no Projeto Rondon foram acertados hoje (19/1), na última reunião antes do embarque ao nordeste, que ocorrerá na manhã desta quinta-feira (22/1). O destino será o município de Itapororoca, Paraíba, em que serão desenvolvidas atividades de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

Durante aproximadamente duas semanas, será realizada a operação Porta do Sol, que além de Itapororoca, abrange mais 15 cidades. A quinta operação da Unesc no projeto Rondon será coordenada pelo professor Wagner Blauth, com auxílio da professora do curso de Fisioterapia, Évelin Vicente  e a participação de oito alunos.

Segundo Evelin, a viagem irá proporcionar uma experiência única na vida dos estudantes. “Eles terão a oportunidade de conhecer uma outra realidade social, totalmente diferente daquilo que estão acostumados. Essa troca irá acrescer não só na vida acadêmica mas também no pessoal dos alunos”, comenta.

Os rondonistas da Universidade compõem as áreas de Odontologia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Administração e Fisioterapia. Eles serão acompanhados de professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

“Nós iremos não só conhecer uma outra realidade, mas também, viver o dia-a-dia daquela comunidade. Vamos atuar em nossas áreas, mas tenho certeza, que no momento em que estivermos lá, o lado acadêmico ficará um pouco de lado e entrará em cena o nosso instinto humano”, ressalta o estudante da 7º fase do curso de Direito, Andriw Loch, atual presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

“No sul vivemos uma situação diferente, temos boas oportunidades de estudos, uma qualidade de vida nada comparada ao nordeste. Lá poderei observar o contraste da prática legislativa, onde a maioria dos direitos como à dignidade e igualdade não são aplicados”, comenta a recém-formada em Direito na Unesc, Juslaine Machado Quadros.

Itapororoca

Itapororoca está situada no litoral norte da Paraíba, Nordeste do Brasil. Sua população é de aproximadamente 17 mil habitantes, com 146 km². A cidade está localizada a 69 km da capital paraibana, João Pessoa, e tem o IDHM de 0,564, considerado baixo. Itapororoca ocupa a 4965ª posição, em relação aos 5.565 municípios do Brasil. Fazendo um comparativo, Criciúma, onde a Unesc está inserida, tem o IDHM de 0,788, ocupando a 76ª posição entre as cidades brasileiras. (Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil/itapororoca_pb)

Saiba mais

Além de Itapororoca, a operação Porta do Sol abrange os municípios de Araçagi, Arara, Araruna, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Itabaiana, Itatuba, Jacaraú, Mogeiro, Pirpirituba, Salgado de São Felix, Solânea e Tacima.
Pelo Projeto Rondon, a Unesc também já atuou em Rondônia, Tocantins, Piauí e Mato Grosso.

Fonte: Secom

19 de janeiro de 2015 às 17:02
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Valdir Medeiros

21 de janeiro de 2015 às 13:50

Parabéns pela oportunidade e sucesso nessa nobre missão.

Deixe um comentário