Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Cinco minutos de fama e uma mensagem de Amor

Cinco minutos de fama e uma mensagem de Amor
Mais imagens

Ser Rondonista é vencer desafios! A equipe da UNESC desafiada pela prefeitura de Comodoro resolveu criar uma atividade cultural que envolvesse adultos, jovens e crianças. Fizeram reuniões, coletaram informações, verificaram talentos, sonharam e criaram juntos. Em mente apenas um propósito: dar o melhor para atender o desafio proposto. A rondonista Aline Coêlho dos Santos, Bióloga, escreveu um espetáculo musical intitulado “Joana. Sonhar também é Viver”, cuja equipe de rondonistas tiveram que superar suas habilidades para desempenharem papeis na peça que fugiam de seu cotidiano e aprendizado.
Num primeiro instante tudo parecia muito difícil e nebuloso, nenhum membro da equipe tinha a mínima formação em artes cênicas ou teatro, porém todos tinham vontade de cumprir esse desafio, todos sabiam que de seu desempenho dependia o sucesso desse espetáculo. Nascia nesse desafio a tarefa mais empolgante e difícil de todo Rondon. Era uma tarefa que exigia vencer suas próprias barreiras e conflitos pessoais de apresentar-se em público. Afinal, a plateia esperava um lindo espetáculo musical e os atores sabiam disso e também queriam. Sendo assim, tarefas foram distribuídas e desafios lançados. O professor Wagner, administrador, assumiu a direção da peça; a professora Rose, pedagoga, assumiu a direção de imagens e TV; Aline, bióloga, tornou-se produtora de figurino e música, âncora desse teatro; Giovanna; aluna da 10ª fase de direito, passou a ser a menina Joana, protagonista do espetáculo musical; Juliét, Ana Karina e Débora, alunas da fisioterapia, juntas com Jaqueline, aluna de Direito, Paulo Ricardo e Renata, alunos da enfermagem, assumiram papeis de atores. Os ensaios foram feitos nos mais inusitados lugares e momentos, como: saguão de aeroporto, dentro do ônibus, na primeira semana, das 23 horas à uma hora do dia seguinte, depois de ter trabalhado doze horas de cursos seguidas... e nos dois últimos dias das 6h às 7h30 da manhã. Imaginem o tempo de repouso desses rondonistas... Os papeis dos vários atores foram sendo construídos vagarosamente, a cada ensaio percebia-se uma performance diferente... claro que não faltaram discussão, pequenos desentendimentos, discordância e momentos de grandes emoções.
Chegou o grande dia! Não vamos dar continuidade a esse grande momento, vamos convidá-los a assistir a reportagem produzida pela filiada da rede Record de Comodoro. O espetáculo tinha como objetivo despertar a importância do amor na vida das pessoas e a importância de se caminhar juntos, ter solidariedade. Acreditar que somos capazes. Este foi o momento mais alto vivido pela equipe Unesc. E esta reportagem é uma homenagem a todos os rondonistas e a todos que fazem do seu dia-a-dia na Unesc uma oportunidade de viver lições de vida, amor e cidadania.

31 de julho de 2011 às 14:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário