Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Um presente antes de ir embora

Um presente antes de ir embora
Equipe Rondon Unesc Mais imagens

Sábado foi um dia agitado no alojamento. Durante toda a manhã, alguns fechavam os relatórios da operação, outros começavam a arrumar as malas e outros aproveitavam para presentear os amigos que foram feitos neste período.
Perto do meio-dia fomos para um clube da cidade onde o prefeito e seus secretários nos aguardavam para um almoço de despedida. Palavras, demonstrações de carinhos, agradecimentos e lágrimas deram o tom a este momento mágico em que, apesar da saudade de casa, nos víamos com dificuldade de deixar pessoas que foram tão preciosas para nós durante nossa estada em Comodoro.


Nosso dia nos reservava ainda um momento mágico. No final da tarde seguimos para uma aldeia indígena onde foi realizada a festa da menina moça, um ritual de passagem que marca a transição da fase de menina para mulher. No transcurso do caminho já percebíamos uma atmosfera do que nos aguardava. Uma floresta densa em meio à escuridão quase impedia a passagem do ônibus que viajávamos.
Quando chegamos foi como se entrássemos em um mundo diferente. No meio da floresta, sem energia elétrica, nos orientávamos pelas fogueiras acesas em diversos pontos da tribo. Aliando-se a isto, ouvíamos o canto dos índios em homenagem à menina – moça que deveria sair de sua oca a qualquer instante. Quando a menina-moça apareceu, ficamos encantados com todas as pinturas e adereços colocados em seu corpo e com o significado daquele momento para a comunidade indígena presente.
Ficamos algum tempo e curtimos o ritual, até então, totalmente desconhecido para todos nós. A volta para o alojamento foi tranquila e com muitos comentários. Participar deste ritual foi mais um presente em nossa operação. Agora, rumo à Cárcere na madrugada.... Retorno breve para nossa terrinha.

30 de julho de 2011 às 09:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário