Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

A chegada: alegrias e expectativas

O dia começou às 5h30 com o som dos ‘’anjos’’, ou melhor, com o som da alvorada festiva da banda do Segundo Batalhão de Fronteira de Cáceres. A ansiedade para o segundo dia de aventura que estava apenas começando, transparecia no rosto de todos os rondonistas. A receptividade calorosa , o café da manhã preparado impecavelmente, o sorriso sincero dos soldados que diziam: ‘’Que bom que vocês estão aqui!‘’ nos cativava a cada instante.
Partimos às 8h para o Ginásio da UNEMAT (Universidade do Mato Grosso), para a cerimônia de abertura. O ginásio decorado, com a presença de autoridades, professores e os 400 rondonistas da Operação Tuiuiú. Muito barulho e felicidade na hora das apresentações de cada Universidade ali presente, que mostravam orgulho e satisfação de estarem fazendo parte do Rondon. A voz em alto e bom som, as mãos erguidas gritando: "Sou Rondonista com muito orgulho, com muito amor!" emocionou a todos os presentes.
A Dra Vera Regina, rondonista de 1978, iniciou as palestras apresentando sua experiência como rondonista e a descrição de cada município onde seriam realizados os trabalhos, seus aspectos culturais e um conjunto de fotografias para ilustrar. Entre as palestras houve um delicioso café, no qual pudemos nos integrar com os demais rondonistas. No intervalo foto de todos os catarinenses reunidos na operação. Momento marcante, somos muitos...
A manhã foi finalizada com a palestra do Coordenador Geral do projeto Rondon, Brigadeiro Veríssimo, que apresentou o Histórico do Projeto e alguns dados como o número de rondonistas da operação de Janeiro deste ano: 1.600 rondonistas, distribuídos em 80 municípios e, em Julho, 1.260 em 61 municípios.
A importância, as dificuldade e desafios que todos vivenciarão também foram abordados pelo Brigadeiro, que finalizou com agradecimentos e emoção, mencionou que a bagagem que trazemos é muito menor do que levamos: FATO!
Ao meio dia voltamos para o Segundo BEFRON, almoçamos e rapidamente partimos rumo à cidade de Comodoro, que é a cidade mais distante de toda a Operação Tuiuiú. Fomos a primeira turma a partir. A viagem foi longa, MUITO longa. Mas com aquele pôr do sol, valeu a pena cada minuto. No ônibus a alegria e a curiosidade foram dominantes. Como será a cidade que nos espera?

Comodoro à vista!
As luzes da cidade apareceram lá no horizonte, eram 20h. Coração acelera, comunicamos os parentes. Chegamos na cidade tão distante... A cidade que conhecíamos do imaginário e que já estamos amando há tantos meses. Nossa vida nos últimos dias foi de preparação e desprendimento para trabalharmos com a população de Comodoro.
Enfim... Chegamos e fomos carinhosamente recepcionados na Creche onde ficaremos todos os dias da operação, com um jantar caseiro preparado pelas merendeiras, mas o mais importante: o carinho que nos receberam foi marcante. Inexplicável o sentimento... as descobertas. E terminamos o dia cansados, mas felizes. Como eu adoro COMODORO! ! !

17 de julho de 2011 às 22:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário