Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

As primeiras (e últimas) lágrimas

As primeiras (e últimas) lágrimas
Rondonistas Mais imagens

O clima de despedida já está presente em todos os rondonistas. O último dia de atividades com o público foi marcado por choros e despedidas. Ao acordar, como de costume, todos se reuniram para o café da manhã antes de partir para as atividades. No rosto de todos, está estampado o desânimo por saber da aproximação do dia de voltar para a casa – camuflando a aparência de cansaço depois de duas semanas de atividades extenuantes.

Pela manhã, as oficinas foram realizadas normalmente. À tarde, com as mulheres, com direito a massagens, sobrancelha, cabelo, maquiagem e correção de postura – oferecida pelas meninas da Unesc. Era dia de distribuir todos os materiais também. Chega de carregar peso.

Para as crianças também teve atividades: uma caminhada ecológica. Com quatro sacos de fibra, saímos para recolher os lixos dos arredores da escola. As pessoas dentro das casas ficavam espantadas. Outras crianças, mesmo que sem participar da atividade, ajudavam a recolher os lixos próximos às casas.

Todos de volta para um café. Saímos em grupos para a última caminhada ao por do sol. Um carro de som puxava o grupo que era encerrado por uma integrante carregando a bandeira da Unesc, montada num cavalo. O encerramento da caminhada à beira do Rio Tocantins foi a despedida de todos que estiveram conosco em todos os dias ao pôr do sol na cidade. Todos se abraçaram. Uma troca de suor. As mais sensíveis choraram.
De banho tomado depois da janta, era ora de se despedir do Rio Tocantins. Primeiramente só entre rondonistas. Depois com a companhia de jovens da comunidade. Com seu violão, um deles animou a turma com moda de viola e sertanejo. Foram cantadas também as musicas da região que marcaram nossa estadia em Itaguatins. Mas a despedida mesmo fica para amanhã. Vamos ver quem vai aguentar.

28 de janeiro de 2011 às 19:12
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

maria valdineide rogrigues figueiredo

11 de março de 2011 às 20:39

Parabéns a todos do projeto rodon, fiquei muito feliz com a visita de todos em nossa cidade, espero que volte sempre, a nossa maravilhosa cidade.

Karina

29 de janeiro de 2011 às 12:21

Ô povo que vai deixar saudaees ! SELVAAA !

Deixe um comentário