Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Figuras emblemáticas em Itaguatins

Figuras emblemáticas em Itaguatins
Allan Minatto Colladel Mais imagens

Continua

Desde a nossa chegada, o clima permanece muito quente, o suor excessivo é visível no rosto das pessoas. Um banho na hora do almoço ameniza o calor, mas nem sempre é possível, pois os compromissos são muitos. A terça-feira começou com algumas “baixas”: a professora Rose de cama. Quatro apresentaram problemas de estômago. E um ainda está resfriado.

 

Profissão

Felizmente, em nossa equipe temos a presença de duas futuras médicas e uma futura enfermeira. As três, antes mesmo de começarem suas atividades com o público da comunidade, já aproveitaram para colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula com os integrantes do Rondon.

 

Minoria

Às 9h30 foi iniciada a abertura oficial do Projeto Rondon na prefeitura municipal de Itaguatins. As duas equipes chegaram mais cedo do que os moradores. Isto aumentou mais a expectativa dos grupos, pois o desconhecimento ainda tomava conta da maioria. Apenas os professores Osnilson e Rose Duarte conheciam o ambiente.

 

Bênção

Algumas autoridades foram convidadas para compor a mesa, iniciando-se a solenidade com a fala do prefeito, dando boas vindas para os dois grupos ali presentes: a Faculdade Católica de Tocantins (FACTO) e a Unesc. O primeiro grupo está composto por nove acadêmicos dos cursos de Direito, Administração, Zootecnia, Gestão Ambiental e Agronomia. O grupo da Unesc está formado por dez acadêmicos dos cursos de Educação Física, Biologia, Medicina, Enfermagem, Letras e Fisioterapia. O padre e o pastor da cidade, também presentes, fizeram uma prece inicial, demonstrando a amizade entre as duas igrejas e a fé das pessoas. Aliás, no portal de entrada da cidade há a seguinte inscrição: ‘Itaguatins, uma cidade abençoada por Jesus Cristo’.

 

Patriotismo

O hino nacional foi cantado por todos. Um a um, os acadêmicos apresentaram-se, seguidos pelo Sargento Mesquita, que tomou a palavra em nome do Exército Brasileiro esclarecendo a posição das Forças Armadas sobre a origem do Projeto Rondon.

 

Agito

A solenidade seguiu em uma sala reservada, juntamente com o prefeito e seus secretários, para fechar alguns detalhes do projeto. Na parte da tarde, os alunos se reuniram para discutir as atividades, que seriam realizadas ao longo da semana. Em seguida, fizeram o reconhecimento da cidade. Mais tarde, saíram para colar os cartazes de divulgação dos cursos. Essa situação provocou a curiosidade dos moradores que queriam saber sobre o conteúdo dos cartazes.

 

Apoio

Também havia o cuidado no grupo para realizar a separação o lixo orgânico. Afinal, todo esse material tem previsão para ser usado numa atividade dos acadêmicos da FACTO.

 

Organização

Como havíamos planejado, quando ainda se estava em Criciúma, as atividades começaram ainda na segunda-feira por uma caminhada ao por do sol que se iniciou às 18h. Aproximadamente 40 pessoas participaram da caminhada. Todas muito entusiasmadas. A caminhada percorreu toda a cidade, buscando divulgar para o maior número de pessoas a presença dos rondonistas na cidade.

 

Alegria

Os moradores nas frentes de suas casas respondiam com bom humor e camaradagem às brincadeiras e provocações dos nativos de Itaguatins presentes na caminhada. Foi um sucesso absoluto.

 

Serenidade

A caminhada se deparou com uma senhora de 91 anos. Claro que ela não estava na caminhada, mas estava caminhando. Quando viu o grupo tranquilamente se debruçou no corrimão da Beira Rio do Tocantins. Ora olhava para o grupo, ora para o rio. Fez pose para fotografias. Uma delas está no Blog.

Enigma

Indagada a respeito do segredo de sua jovialidade ela respondeu com um sinal: o dedo indicador da sua mão direita apontada para os céus que se refletiam nas águas cheias do Rio Tocantins.

 

Luta pela terra

Na noite da terça-feira os acadêmicos da FACTO se preparavam para mais uma viagem. Na manhã do dia seguinte tinham compromissos cedo no Assentamento Reis. Essa história fica para o próximo blogueiro.

 

20 de janeiro de 2011 às 15:31
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Rosimeri Vieira

25 de janeiro de 2011 às 21:44

O dedo indicador da sua mão direita apontada para os céus que se refletiam nas águas cheias do Rio Tocantins".Realmente consegui imaginar a sena e no esteriótipo de seu rosto a satisfação como um grande troféu á vocês".QUE LEGAL!!!!

Deixe um comentário