Projeto Rondon - Lição de vida e cidadania

Adelino Follador: um homem e sua missão

Adelino Follador: um homem e sua missão
Arquivo da equipe Mais imagens

Todos sabem que uma andorinha só não faz verão. Toda construção é trabalho de muitos. Ainda mais quando se trata de desbravadores, pioneiros, frentes de expansão, trabalhos de coragem onde a solidariedade tem de andar junto com a bravura. Mas sempre existem os líderes, os que tomam a frente, abrem picadas e indicam caminhos.


Por aqui, sem dúvida e por unanimidade da população, esse é o caso de Adelino Follador, que tem um histórico de vocação para a liderança que veio execer na plenitude aqui nos confins de Rondônia. Gaúcho de Erechim, sua caminhada começa como líder estudantil em Joaçaba/SC (oh mundo pequeno) nos movimentos ligados à Igreja. Com curso técnico em agricultura na Suíça, chegou a Ariquemes (cidade mãe de Cacaulândia) com 26 anos, onde foi presidente da ala jovem do conselho comunitário, criou e foi presidente por três vezes do Centro Cívico dos Estudantes e ainda da JDS- Juventude Democrática Social.

Ainda em Ariquemes foi o 3º vereador mais votado. Foi o primeiro administrador do Núcleo Rural de Cacaulândia (frente de ocupação) e também líder do movimento de emancipação. Uma frase marcante dos que lembram é que 'Adelino estava à frente de todos os movimentos e da busca de soluções para os problemas desde o início". Foi o primeio prefeito eleito. Voltou para Ariquemes, mas a população o trouxe de volta para assumir a prefeitura em função de desacertos do segundo prefeito. Foi eleito e reeleito e fez o sucessor, o atual Edir Alquieri.

Deixou uma marca forte de democracia, administração participativa e visão social. Segundo ele, Cacaulândia hoje é o município com menor índice de violência do Estado. "O segredo é levar para a administração pessoas boas e compromissadas, com boas inteções", diz ele, que se orgulha ainda: "Na maioria das cidades quando fazem uma praça colocam logo um boteco no meio; aqui colocamos uma biblioteca".

Cacaulândia ainda guarda de suas gestões um estádio de futebol com arquibancadas de alvenaria, um pré escolar e creche bem equipados e, principalmente, "uma população que aprendeu a ter carinho com sua cidade". Seu sonho é ver Cacaulândia crescer com qualidade, com investimentos em saneamento básico, abastecimento de água boa, saúde melhor para todos".
Seu Adelino tem muitas histórias para contar, como aquela de que "para atrair moradores para o Núcleo comprou uma parabólica para transmitir a copa do mundo de 1982". Em seguida o governo de Rondônia copiou o modelo em muitras regiões do estado. Mas as histórias vamos deixar para outro espaço.

29 de julho de 2010 às 11:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário