Extensão

Unesc leva atividades em evento em alusão ao Dia Nacional dos Idosos em Araranguá

Unesc leva atividades em evento em alusão ao Dia Nacional dos Idosos em Araranguá
Mais imagens

“A experiência foi incrível. Sempre tive uma paixão pelo artesanato, e agora estou ansiosa para usar a minha nova camiseta”. Essas palavras foram proferidas pela Eliane Tournier, durante o evento dedicado aos idosos, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (5/10), no Centro Multiuso, no Vale do Araranguá. 

Organizado pela Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso (CMI) da cidade, a atividade contou com a presença de mais de 300 idosos, que participaram de práticas esportivas, brincadeiras, sorteios, música ao vivo, e a parceria da Unesc, por meio do seu projeto de extensão intitulado Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom) – edição do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) de Araranguá em 2023.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, compartilhou suas expectativas em relação a este encontro, que segundo ela foi significativo. “Estamos mais uma vez promovendo uma atividade especial em comemoração ao Dia dos Idosos, e este evento é verdadeiramente encantador, visando o bem-estar e a saúde de todos os participantes para que retornem para casa revigorados”, disse.

Segundo ela, a Universidade, disponibilizou atividades cuidadosamente selecionadas para atender às preferências dos idosos. “Nossos acadêmicos têm se dedicado a treinamentos e oficinas, e hoje trouxemos algumas ações que estão perfeitamente alinhadas com os interesses dos idosos, proporcionando experiências que verdadeiramente lhes agradam”, complementou.

Dentre as atividades estiveram orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais, distribuição de sementes e atividades lúdicas. Além disso, foram oferecidas orientações de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, e brincadeiras, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Maria Celeste Freitas também não perdeu a oportunidade de levar para casa algumas plantas medicinais. “Tenho um grande interesse em lidar com plantas, é muito benéfico. Estou levando sálvia e alecrim para cultivar”, comentou.

“Enquanto acadêmica, percebo nesta atividade uma oportunidade de expressão, permitindo que as pessoas compartilhem suas emoções por meio das cores. Além disso, demonstra como a estamparia pode ser uma fonte adicional de renda”, afirmou Milene Santos, estudante do curso de Psicologia, que contribuiu na criação de obras de arte para as camisetas. Ao chegar ao local, os participantes não apenas coloriam suas camisetas, mas também levavam para casa uma peça estampada de acordo com suas preferências.

A assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Sheila Martignago Saleh, enfatiza que estão planejadas outras iniciativas na cidade. Uma delas acontecerá no dia 21 deste mês, com a realização de ações de prevenção nas Unidades de Saúde e a revitalização de duas praças na localidade. 

“Esta ação é importante não só para os acadêmicos, mas ratifica a missão da Unesc como Comunitária. Por um lado, os acadêmicos têm a oportunidade de compreender a realidade das regiões e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por outro, a comunidade é beneficiada por essas atividades de extensão universitária, que estimulam a conscientização cidadã crítica”, enfatizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2023 às 08:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário