Extensão

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma
Projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” envolve acadêmicos e professores (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foram reiniciadas nesta quinta-feira (04/04) as atividades do Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc.

O encontrou contou com dezesseis detentos, os quais participarão semanalmente de atividades que envolvem leitura, interpretação e produção textual. Conforme a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Letras, Renata Pavan, o encontro foi muito produtivo. “Eles mostraram grande interesse pelas temáticas abordadas, pois puderam falar um pouco sobre suas histórias de vida, além de produzir textos”, comentou.

A proposta do projeto é expandir o conhecimento para além do campus e oferecer o contato com a literatura dentro do espaço carcerário, contribuindo para o resgate da cidadania dos reclusos. Além disso, de acordo com a professora e coordenadora do projeto, Cibele Freitas, a intenção é auxilia-los no processo de escrita textual, uma vez que o Conselho Nacional de Justiça 44/2013 recomenda que, a partir da leitura de livros, sejam elaboras resenhas com fins de remição da pena.

Conforme Cibele, neste ano a ideia é formar duas turmas concomitantes para que se possa atender um maior número de detentos, já que a iniciativa teve bastante adesão em 2018.

Segundo a responsável pelo setor de educação do presídio, Aline Cizewski Borb, o projeto é visto como um instrumento para a ressocialização dos reeducados uma vez que através da leitura o indivíduo adquire novas informações, hábitos e diferentes maneiras de pensar.

Participam também das atividades do projeto a professora Janete Trichês, do Curso de Direito, o professor Richarles de Carvalho, do Curso de Letras, e a bolsista Marina Arnt, acadêmica da quinta fase do Curso de Letras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2019 às 20:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário