Sala dos Municípios

Unesc acolhe secretária Nacional da Juventude para dialogar sobre transformações na educação

Unesc acolhe secretária Nacional da Juventude para dialogar sobre transformações na educação
Encontro ocorreu na Sala dos Municípios (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (22/8) a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva. A representante da Presidência da República foi acolhida na Sala dos Municípios em um diálogo sobre educação acessível, transformação da sociedade e inovação no ensino.

“Estamos em um período de repensar o ensino no nosso país. As profissões estão em transformação e por consequência transformarão a sociedade em um curto espaço de tempo. Por isso temos que ver nesta mudança a oportunidade de criar o novo e torna-lo mais acessível a todos”, afirmou Jayana.

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza, destacou a ideia trazida pela secretária como positiva e pontuou os movimentos dentro da Universidade para se aproximar da comunidade. “A própria Sala dos Municípios é um exemplo de conquista dentro deste objetivo. Ela tem a missão de ser um espaço de diálogo onde a expertise da Unesc é colocada à disposição das pessoas, em projetos que favorecem a comunidade”, frisou.

Para o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, são iniciativas assim que estabelecem a Instituição como referência para o desenvolvimento do Sul catarinense. “O diferencial em ser uma Universidade comunitária é que estamos onde a comunidade está. Este é um ponto sempre destacado por nossa reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Somos responsáveis por onde estamos inseridos. Integrando o ensino, a pesquisa, a extensão e agora o pilar da inovação estamos nos preparando para as transformações da sociedade”, ressaltou.

A Secretária Nacional da Juventude atua dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também participaram do encontro em nome da Universidade o gerente de Inovação, Evânio Nicoleit, e o professor extensionista, Mario Ricardo Guadagnin. Jayana esteve acompanhada do coordenador geral de Relações Institucionais, Lucas Cardozo Dalló; do presidente da AJE (Associação dos Jovens Empreendedores) de Criciúma, Edio Castanhel Filho, e do assessor de Inovação da Unesc e diretor de Comunicação e Marketing da AJE Criciúma, Jonatha Manique Barreto.

Unesc assume o protagonismo no Sul de Santa Catarina

Durante o diálogo, as ações da Universidade em prol da comunidade foram destacadas. Ao todo, as vidas de mais de 20 mil pessoas são impactadas todos os anos, por mais de cem projetos voltados ao fortalecimento da qualidade de vida nos eixos:

Universitário: projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
Prestação de serviços: ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
Cultural: atividades de ensino e promoção da arte.

Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A vinda da secretaria Nacional da Juventude ao Sul

Na noite desta quinta-feira (22/8) terá início a 165ª Assembleia Geral do Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina). O evento será realizado em Içara, com o tema “Doce Içara, Colmeia do Varejo” e até a noite de sexta-feira (23/8) reunirá mais de 300 jovens em palestras, painéis e visitas técnicas com o propósito de transmitir experiências, estabelecer contatos e criar uma cultura empreendedora.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário