Enfermagem

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (05/05) na reitoria com a presença de familiares e amigos (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista e desejar é o primeiro passo para o crescimento. Todo esse apetite é que o não falta para as concluintes do curso de Enfermagem da Unesc, Mariana Carolina de Lima Mendes, de 25 anos e Rafaelly Silva da Rosa, de 29 anos. Elas estavam na expectativa para a formatura já que receberam uma proposta para iniciar carreira em outro país. O ato de colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (5/5) na reitoria com direito a juramento e toga. Familiares das duas formandas acompanharam, emocionados, a sessão especial que foi presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

As gaúchas saíram de sua terra natal com um grande desejo: o cuidar e o olhar para o outro e foi no caminho da Enfermagem que veio esse desejo. Mas esse trajeto recheado de carinho e empatia estava apenas começando. As duas tinham formatura agendada para o final de julho, só que tiveram que antecipar. O motivo: partem para mais uma etapa: atuar como enfermeiras no hospital localizado na cidade de Veneza, na Itália. Elas já sabem que na bagagem levam, além de coragem e determinação, terão muitos desafios.

As duas estavam fazendo estágio na Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Luzia quando receberam a proposta. “Lá, vocês encontrarão novas oportunidades revestidas de desafios e vocês terão dias bons e difíceis. Mas é na dificuldade que criamos musculatura. É preciso consistência e frequência. A academia da vida vai permitir experiência quando vocês permitirem passar por ela”, sublinhou a pró-reitora.

Conforme Gisele, o ingrediente primordial será a persistência. “Não desanimem na primeira dificuldade que encontrarem. Tenham sempre a convicção de que estão ali porque escolheram estar e é ali que encontrarão o caminho para vocês se prepararem e tornarem profissionais melhores”, aconselhou.

Para Gisele, nesses novos tempos, o profissional que se destaca é aquele que permite desafiar-se. “Vocês têm o compromisso de transformar a vida das pessoas que passarão por vocês, de construir grandes e lindas histórias. Independentemente das circunstâncias que encontrarem, persistam e se ancorem nos grandes mestres que deixaram aqui, mas que estão conectados com vocês em tempo real para o suporte necessário. Planejem-se, organizem-se e arrisquem-se porque o mundo precisa de pessoas corajosas, líderes e que sejam capazes de fazer a diferença independentemente do lugar onde estejam ”, sublinhou.

As formandas vão atuar no Ospedale San Raffaele Arcangelo e o início das atividades está previsto para a segunda quinzena de junho. “O enfermeiro tem a essência do cuidar. É o toque, a sensibilidade. Vocês saem daqui com muita bagagem para excelente trabalho. Estamos orgulhosos de fazermos parte da história de vocês”, finalizou a professora Valdemira Santina Dagostin, que representou o curso na cerimônia.

Novos caminhos

Mariana é natural de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul. Veio da cidade gaúcha em busca de aspirações. Acompanhada do namorado, agora esposo, Eduardo Mengue Scheffer, eles viram na Unesc o lugar ideal para as experiências e vivências. Scheffer acabou de se formar em Engenharia Química, na Universidade. “Estou muito orgulhoso e vou dar todo o suporte necessário. É uma grande conquista”, comemorou ele, que estava na colação de grau.

“Foi bem difícil chegar até aqui, mas sempre fui atrás do que almejava. Estamos num momento de muita felicidade e agradecimento. A Unesc foi importante em todos os sentidos, desde todo o processo de graduação quanto agora nesta nova oportunidade. A nossa formatura seria no final de julho, mas como veio a proposta aproveitei e tive todo respaldo da Universidade. Estou ansiosa para essa nova etapa”, contou Mariana.

Rafaelly Silva da Rosa é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul e salientou que a Unesc foi uma grande base de ensino e oportunidades. “Os professores nos deram apoio e vão seguir nos dando todo o respaldo. Estou contente e grata por ter conseguido antecipar a minha formatura para não perder a oportunidade. Já tivemos reunião com o diretor do hospital e com enfermeiros de lá. Agora só estamos aguardando a documentação ficar pronta”, relatou.

Inicialmente as duas irão morar numa casa dentro do próprio hospital e nos primeiros meses terão um professor para contribuir nos novos desafios e no aprimoramento da língua italiana.

Familiares emocionados

Na cerimônia de posse as duas jovens estavam com seus familiares e amigos. Emocionados, eles contaram a expectativa para esta etapa da vida delas. Jocelaine Gonçalves da Silva é mãe da Raffaely e disse estar muito orgulhosa com essa nova experiência da filha. “Vai servir para agregar ao currículo e para novas oportunidades. Temos que estar perto e dar todo apoio. É difícil para os familiares, mas teremos a internet que também vai amenizar a saudade”, enfatizou.

O pai da Mariana, Sidilon Mauricio Ferreira Mendes disse estar muito orgulhoso de toda a trajetória da caçula. “Vamos sentir saudades, mas a tecnologia vai nos permitir até almoçar ou jantar juntos. Vamos dar todo o apoio e estaremos sempre torcendo para que suas conquistas sejam alcançadas”, descreveu. A mãe, Márcia Claudete de Lima Mendes também estava presente.

Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2022 às 20:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário