Enfermagem

Referência no Brasil em atendimento a vítimas de traumas e queimaduras faz palestra na Unesc

Referência no Brasil em atendimento a vítimas de traumas e queimaduras faz palestra na Unesc
Enfermeira Carmela Lilia Esposito de Alencar participa de Seminário (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O primeiro atendimento é o salvador de vidas. O enfermeiro é o diferencial na condução de um paciente queimado. Ele tem um papel de gerenciador da vida desse paciente que possui mecanismos fisiopatológicos de instabilidade hemodinâmica que podem levar à morte”. A afirmação é da enfermeira e vice-presidente da Sobende (Associação Brasileira de Enfermagem Dermatológica), Carmela Lilia Esposito de Alencar. A enfermeira de Pernambuco está na Unesc para o 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem, que ocorre de segunda a quarta-feira (14 a 16/5).

No curso “Queimaduras: Cuidado e Autonomia da Enfermagem”, a enfermeira, que já atuou na Unidade de Trauma, CTQ e UTI do Hospital da Restauração e é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e professora de pós-graduação, passou dados preocupantes. “Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil ocorra 1 milhão de acidentes com queimaduras ao ano, sendo que apenas 100 mil das vítimas procuraram atendimento hospitalar. E destes, 2,5 mil pacientes irão falecer em decorrência disso”.

Segundo Carmela, entre os fatores de risco para acidente com queimadura são: baixa renda, etilismo, tabagismo, costumes sociais, violência e ausência de campanhas de prevenção.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de maio de 2018 às 17:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário