Farmácia

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc
Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos de futuros psicólogos, enfermeiros, biomédicos, nutricionistas e farmacêuticos (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Os acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc foram a campo nesta terça-feira (24/05), para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula e laboratórios. A ação comunitária e educativa foi realizada nesta terça-feira no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ermo, para atendimento às pessoas da comunidade.

Os universitários de Psicologia aplicaram escalas de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida. Os integrantes da Enfermagem realizaram aferição de pressão, os futuros biomédicos ficaram a cargo da tipagem sanguínea. A missão dos estudantes de Nutrição foi orientar sobre a alimentação saudável, já os discentes de Farmácia abordaram sobre a Farmácia Solidária e o uso racional dos medicamentos, além dos atendimentos de auriculoterapia. Aproximadamente 195 atendimentos foram contabilizados nesta participação acadêmica.

A ação social comunitária realizada no município aconteceu em parceria com a Secretária de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Ermo. Simultaneamente às atividades desenvolvidas pela Unesc, os moradores ainda receberam serviços de corte de cabelo, doação de roupas, consulta com nutricionista, atualização de cadastro Único e atendimento com a equipe técnica do CRAS.  “Convidamos para a ação alguns cursos da saúde da Universidade para nossa ação. Os alunos da Unesc abrilhantaram as atividades e proporcionaram um bem-estar muito bom aos nossos munícipes. Só temos que agradecer a parceria”, declarou a secretária de Assistência Social, Bruna Flor dos Santos

Segundo a professora do curso de Psicologia, Ana Teixeira, a ação foi um sucesso, pois a possibilidade de diálogo interdisciplinar e a perspectiva da saúde integral foram destaque. “Os acadêmicos também tiveram momentos de ações recíprocas e conhecimentos compartilhados entre os cursos, como a importância do autoconhecimento, da autogestão das emoções e de uma orientação qualificada e assertiva às pessoas.  O dia de hoje representa a grandiosidade de uma Universidade Comunitária que cumpre o seu papel social oportunizando o aprendizado para o exercício profissional por meio da promoção do bem-estar das pessoas”, pontuou.

A Ação Comunitária é uma iniciativa da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e tem como foco promover a integração entre a Unesc com a comunidade.

(Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 14:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário