Farmácia

12 de julho - Dia da Fitoterapia no Estado de Santa Catarina

12 de julho - Dia da Fitoterapia no Estado de Santa Catarina
Livraria Florense Mais imagens

No dia 12 de Julho o estado de Santa Catarina comemora o DIA DA FITOTERAPIA, em homenagem a Irmã Eva Michalak (in memoria) em virtude do seu amor pelas plantas medicinais e ser referência no estado de Santa Catarina nesta área!

A Fitoterapia é um método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais, em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas!

Esta forma de tratamento é a mais antiga e surgiu junto com a humanidade, inicialmente com o método de tentativa e erros, observação de animais doméstico e silvestres, observação das características da planta, como cheiro, forma, cor, que remetesse a alguma patologia, além dos rituais religiosos e místicos. O homem experimentava, observava os efeitos das plantas e selecionava as que lhe faziam bem!

Na atualidade, em nosso país,  a Fitoterapia se divide em Popular, Tradicional e Científica  e as plantas medicinais além de ser um recurso terapêutico utilizado por aproximadamente 80% da população mundial serve como base para a pesquisa fitoquímica e etnofarmacológica na busca de novos fármacos e protótipos para novos fármacos, tanto que estima-se que 40% dos medicamentos utilizados para o tratamento do câncer vem direta e/ou indiretamente de Plantas Medicinais.

A Fitoterapia está amplamente inserida no setor público e privado .


Fitoterapia Clínica e os profissionais da área da saúde

Por ser uma área multiprofissional vários profissionais podem atuar clinicamente nesta área, segundo as diretrizes de cada Conselho Profissional, sendo os profissionais que possuem competência legal para prescrição/indicação de medicamentos fitoterápicos no país são: médicos, cirurgiões-dentistas (apenas no campo odontológico), farmacêuticos com especialização em fitoterapia (apenas os MIPs), enfermeiros com pós-graduação em fitoterapia (somente como integrante de equipe de saúde) e os nutricionistas com especialização em fitoterapia e na forma de chá podem prescrever sem especialização (apenas suplementos e fitoterápicos como complemento de prescrição dietética).



Profissional Farmacêutico e a Fitoterapia:

Além dos aspectos clínicos da Fitoterapia o profissional Farmacêutico. devido sua formação na área de produção, controle de qualidade e disciplinas que permeiam sua graduação (ex: Farmacobotânica, Farmacognosia, Fitoterapia) tem como área privativa a direção e/ou responsabilidade técnica na indústria farmacêutica, na farmácia comunitária e magistral, na oficina farmacêutica, no serviço público de Fitoterapia, nas ervanarias, nas distribuidoras e demais locais onde são desenvolvidas atividades de assistência e atenção farmacêutica, relacionadas com plantas medicinais e fitoterápicos.

* O profissional farmacêutico, que cursar durante sua graduação a disciplina de Fitoterapia com no mínimo 60 horas/aula e realizar estágio com no mínimo 120 horas na área de Fitoterapia, também está habilitado segundo a a RE 546/2011 do CFF, para trabalhar com a Fitoterapia Clínica.  

 

Curso de Farmácia - UNESC e a Fitoterapia

O curso de Farmácia da UNESC é referência em Plantas Medicinais na instituição, por contemplar na sua grade curricular as disciplinas de Farmacobotânica, Farmacognosia, Fitoterapia e Fitoterápicos, disponibilizar com estágio de 120 horas nesta área e a UNESC possui um Horto Didático de Plantas Medicinais.

Além disso o Curso de Farmácia mantém parceria há mais de 15 anos com a Pastoral da Saúde - Regional Sul 4 com o Projeto Fitoterapia Racional com objetivo de trocar  saberes sobre Plantas Medicinais; projetos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Criciúma, como a Quinta do Chá além de pesquisas na área da Fitoquímica, etnobotânica, etnofarmacologia e uso racional de plantas medicinais e várias atividades de educação em saúde  em empresas e na comunidade.

Conheça o Curso de Farmácia da UNESC:  https://www.unesc.net/portal/capa/index/22

Projeto Fitoterapia Racional.

 

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=pEz5mfFjuzY&t=12s

12 de julho de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário