Fisioterapia

Participação no Núcleo Extensionista Rondon – UDESC e Integração de Conhecimentos por Meio do Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro) da UNESC

Participação no Núcleo Extensionista Rondon – UDESC e Integração de Conhecimentos por Meio do Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro) da UNESC
Fonte: Proauro (2017) Mais imagens

Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC), uma das principais ações de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional, buscando-se, assim, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da universidade diante a realidade social (Figura 1).

No ano de 2017 a Udesc firmou uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), sendo que a partir de agora as ações do NER-UDESC são realizadas em conjunto com a Unesc e mais 11 instituições de ensino superior (IES) parceiras. Do dia 12 ao dia 22 de julho de 2017, aconteceu a Operação Caminhos do Sul, em 22 municípios do sul do estado de Santa Catarina, onde uma das voluntárias do projeto de extensão vinculado ao Território Paulo Freire, Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro), participou representando a Unesc e o projeto de extensão em que está inserida.

                       
            Dentro desta participação, a acadêmica desenvolveu oficinas para os agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os principais distúrbios uroginecológicos assistidos pelo projeto de extensão Proauro, como: vaginismo, incontinência urinária e prolapsos vaginais. As oficinas foram ministradas para os ACS da Unidade Básica de Saúde Ambrósio no município de Garopaba em Santa Catarina durante a Operação Caminhos do Sul, contando com um público total de 50 pessoas em dois momentos, sendo 30 mulheres e 20 homens (Figura 2). As oficinas continham um perfil interativo, a abordagem do tema fora feita de forma expressiva e dialogada (roda de conversa), com orientações e uma demonstração dos exercícios a serem realizados indicados para estes tipos de distúrbios. Utilizando materiais como modelo reprodutor pélvico tridimensional em acrílico e colchão para demonstração de exercícios para o assoalho pélvico e períneo (Figura 3).

A oficina explanou sobre a atuação interdisciplinar preconizada pelo Proauro e alertou sobre ações do promoção e prevenção de saúde realizadas junto a comunidade assistida pelo projeto, para que pudessem ser mimetizadas pela UBS Ambrósio de Garopaba-SC.

 

09 de agosto de 2017 às 08:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário