Prof. João Quevedo fala sobre carreira na área de Psiquiatria ao Portal ABP
O Coordenador do Curso de Medicina, prof. João Luciano de Quevedo, falou recentemente em matéria ao Portal da Associação Brasileira de Psiquiatria, sobre a importância da Psiquiatria e mais especificamente, da posição de ser psiquiatra. No texto, Quevedo conta sobre a sua trajetória profissional, desde o interesse pela Neurociência na época de academia, até a atual posição como clínico e pesquisador.
"Ele me inspirou para a Psiquiatria, pois me apresentou as enormes possibilidades de pesquisa nessa área", relata Quevedo, em relação ao doutor Flávio Kapczinski, que juntamente com doutor Ivan Izquierdo, foram os seus principais incentivadores pela Psiquiatria. Hoje, além de coordenador do Curso, João mantém seu consultório privado e também é coordenador do Laboratório de Neurociências da UNESC, entre os quais divide o seu tempo e dedicação.
Ele também fala ao Portal sobre a evolução e situação da área no Brasil: "Na clínica privada evoluímos ao patamar das melhores psiquiatrias do mundo e no atendimento público não conseguimos colocar em prática esses conhecimentos. A explicação é simples: na clínica privada atuamos de forma autônoma e nossos conhecimentos são aplicados no melhor interesse do paciente. No serviço público o papel do médico Psiquiatra foi reduzido, na melhor das hipóteses, a ator coadjuvante".
Perguntado sobre a importância da profissão, prof. João Quevedo afirma que para ele a Psiquiatria é uma das mais importantes atividades médicas. "Nossos pacientes apresentam o pior sofrimento que existe, o sofrimento subjetivo, psíquico e não visível, sequer por exames complementares. Muitas vezes, infelizmente, somos as únicas pessoas com quem eles podem contar", finaliza.
A matéria completa pode ser acessada clicando aqui.
13 de junho de 2013 às 10:57
Newsletter
RSS