Professor Felipe Dal-Pizzol participa de reunião para definição de protocolo de ensaio clínico do Instituto D'Or
Entre os dias 13 e 14 deste mês, professores de diversas instituições do país e da França, reuniram-se na cidade de Rio de Janeiro para a definição de um ensaio clínico para o Instituto D’Or. O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o avanço científico e tecnológico na área de saúde. Desde a criação de sua rede hospitalar, a Rede D’Or São Luiz vem desenvolvendo diversas iniciativas nas áreas de ensino e pesquisa clínica.
Disfunção Cerebral, tema protocolo, é considerada uma disfunção orgânica extremamente comum em pacientes criticamente enfermos, atingindo até 70% dos pacientes internados em UTI. Além de frequente esta associada a aumento de mortalidade e pode ser associada a Disfunção Cerebral a longo prazo. Entre os pacientes criticamente enfermos, ela é particularmente relevante para os pacientes sépticos. Apesar disto, muito pouco se conhece sobre sua fisiopatologia e tratamento.
A equipe composta de pesquisadores do Rio de Janeiro, Santa Catarina e da França se reuniram para discutir estratégias para melhor entender e tratar esta condição. Os professores Fernando Bozza (FIOCRUZ-RJ e Rede D'Or), Jorge Salluh (INCA-RJ e Rede D'Or), Felipe Dal-Pizzol (UNESC e Hospital São José) e Tarek Sharshar (Instituto Pasteur - Paris e Departamento de Neurologia, Hospital Raymond Poincaré, Graches, França) firmaram parceria para execução de um ensaio clinico (randomizado, duplo-cego, contra-placebo), para tratamento da Disfunção Cerebral Aguda da Sepse.
Além do ensaio clínico, os dados coletados permitirão a realização de estudos observacionais sobre o papel do EEG e diferentes biomarcadores no diagnóstico e prognóstico da doença.
Colaboração: Professor Felipe Dal-Pizzol
20 de março de 2013 às 09:57
Newsletter
RSS