Psicologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário