Psicologia

Projeto de Extensão da Unesc realizam atividade em escola do Bairro Paraíso

Projeto de Extensão da Unesc realizam atividade em escola do Bairro Paraíso
Ação contou com a participação de familiares e de alunos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos do projeto de extensão da Unesc “Esperança do verbo esperançar: fortalecimento de vínculos comunitários para promoção de saúde no Território Paulo Freire 2”, realizaram uma grande ação, na última semana, fortalecendo as atividades comunitárias que estão no DNA da Universidade. Em parceria com acadêmicos da disciplina de Psicologia Comunitária, ministrada pela professora Dipaula Minotto, o grupo foi até a escola municipal Linus João Rech, no Bairro Paraíso, para levar informações sobre a educação e apresentar didáticas e métodos para o desenvolvimento da autopercepção.

O encontro teve dois momentos, sendo o primeiro envolvendo as mães, avós ou cuidadoras sobre as dificuldades de educação com os filhos. Com uma roda de conversa integrativa comunitária, a atividade teve o intuito de valorizar os saberes populares trazidos pelas próprias mulheres. Meditação e alongamento também foram realizados com as crianças.

“Conseguimos aproximar o projeto de extensão com a comunidade. No encontro com as mães trabalhamos em uma perspectiva de compreender que a educação dos filhos é cercada de dificuldades, e que são muito mais prevalentes do que se imagina”, contou a acadêmica Letícia Hobold Kammer.

Para ela, “a valorização do conhecimento popular é fundamental para pensar em modos de educação que não reproduza a violência e que possa provocar transformação através da própria comunidade”, sublinhou.

A coordenadora do projeto, professora Dipaula destacou que essa ação foi relevante, pois conseguiu integrar o projeto de extensão com a comunidade a partir do resultado do mapeamento psicossocial participativo realizado durante o ano de 2021, e envolver os estudantes da graduação. “A ação foi pensada com a comunidade e o local da atividade foi pensado entre o projeto e os participantes do bairro, mostrando a relação da Universidade com o território”, enfatizou. O encontro também marcou o encerramento da disciplina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2021 às 17:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário