Nutrição

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Mais imagens

A Unesc dá mais um passo importante em direção ao aprimoramento da segurança alimentar e nutricional no cenário estadual, com sua recente conquista de uma cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o período 2023-2025. 

A solenidade de posse da coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade e também presidente do Conselho Municipal, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, como conselheira titular, e da coordenadora do curso Fabiane Fabris como suplente ocorreu nessa terça-feira (8/08) na Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a participação da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa conquista reforça a importância do papel da Universidade como uma voz ativa na promoção de políticas e práticas que visam a saúde e o bem-estar da população. “A atuação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ressalta o compromisso da Instituição em contribuir para a construção de um cenário alimentar mais saudável, equitativo e sustentável em todo o estado”, disse.

Conforme Rita, um dos principais enfoques da gestão é a promoção ativa da criação dos Conseas. “A iniciativa visa capacitar os conselhos a desempenharem um papel fundamental no desenvolvimento e na execução de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e a garantia plena do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável. A participação da Universidade nesse conselho é um fator decisivo para impulsionar o progresso humano, assegurando o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis”, disse.

Para Fabiane, esse feito marca um momento significativo não apenas para a Universidade, mas também para a causa da segurança alimentar e nutricional em todo o estado. “A participação no Conselho reforça ainda mais o comprometimento da Universidade em cultivar uma comunidade acadêmica que busca ativamente o avanço do conhecimento e a aplicação prática em prol de uma sociedade mais saudável e bem nutrida”, comentou. 

Missão

Foram empossados os 18 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representantes de entidades da sociedade civil e nove conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representando as Secretarias de Estado. 

Todos terão como missão propor, monitorar e avaliar políticas de combate à fome, baseadas no desenvolvimento sustentável e na agroecologia, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional de toda a população.

Em seu discurso na posse, a secretária da SAS, que também é presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), destacou a importância do Conselho. “Vocês têm uma missão muito importante pela frente e nós do Governo de Santa Catarina seremos parceiros.  Hoje 75% dos municípios catarinenses têm menos de 20 mil habitantes e muitos ainda não conhecem a Política da Segurança Alimentar, que é tão importante”, afirmou.

Ela citou ainda que a SAS inicia no final do mês uma série de capacitações regionais para fortalecer a base da política pública nos municípios. “Vamos pôr a Secretaria para a rua, levando aos municípios as minutas de leis para implantação dos conselhos, entre eles da Segurança Alimentar, pois o alimento, e de qualidade, é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2023 às 16:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário