Setor de Avaliação Institucional

Avaliação Institucional: a busca pela excelência na Universidade

Avaliação Institucional: a busca pela excelência na Universidade
Processo envolve acadêmicos, funcionários e professores (Foto: Arquivo) Mais imagens

É hora de contribuir com a Avaliação Institucional da Unesc, um mecanismo interno pensado para garantir a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. O processo, executado pelo Seai (Setor de Avaliação Institucional), iniciou suas ações na última quinta-feira (7/11). A proposta segue até o dia 6 de dezembro, com a participação ativa de alunos, professores e funcionários da Universidade.

O professor e coordenador do Seai, Thiago Francisco, explica que a Avaliação é realizada em conformidade com o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Em todo o Brasil, instituições de ensino realizam atividades de monitoramento para qualificação de suas ações. “A proposta, por meio de práticas internas, é a busca continua de melhorias. Como resultado, é possível reconhecer potencialidades e desafios dentro das políticas de ensino, da missão e do planejamento institucional”, explica.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, avalia a iniciativa como de grande importância para a Unesc e uma contribuição valorosa para a gestão. “A voz ativa daqueles que diariamente consolidam a grandiosidade da Universidade é de fundamental importância. Ao fim dos processos, será possível assegurar a assertividade no planejamento institucional e nas ações de qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma.

Para concluir os objetivos da Avaliação, toda a comunidade acadêmica é envolvida. Até a primeira semana de dezembro, os professores, funcionários e acadêmicos terão papel importante na concretização dos resultados. “A participação é fundamental para nos oferecer subsídios para o desenvolvimento de melhorias, por meio de estratégias para a expansão da Unesc e para a consolidação de sua identidade de Universidade Comunitária”, destaca a reitora.

Clique aqui para responder ao questionário no site: unesc.net/avaliacao

A construção da cultura de avaliação


A soma de todos os esforços em prol da excelência na Universidade, segundo Francisco, é a concretização de uma cultura de avaliação, que garante o cumprimento de práticas de responsabilidade social e assertividade nas ações da Instituição. “É uma maneira de se escutar a comunidade interna. Assim, é possível fomentar melhorias e estar sempre em constante evolução”, frisa.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2019 às 14:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário