Setor de Avaliação Institucional

Comunidade interna conhece proposta de reestruturação administrativa

Comunidade interna conhece proposta de reestruturação administrativa
Reitoria dialogou com alunos, professores e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc apresentou na tarde desta terça-feira (11/7), a proposta de reestruturação acadêmica para a Universidade. O evento contou com a presença de estudantes, professores e funcionários que conheceram o que foi planejado para a Instituição, opinaram e deram sugestões. No Fórum com a comunidade interna, a reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve apresentaram a nova estrutura organizacional, juntamente com as informações do cenário e do contexto em que a Universidade está inserida.

Segundo a reitora, a proposta, construída a muitas mãos, e por meio de diálogo estabelecido com acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade externa, se baseia em três dimensões: acadêmica, gestão e financeira. “O que temos de melhor na Unesc são as pessoas. Queremos vocês conosco para participar deste processo de reestruturação. As coisas não são estáticas e às vezes precisamos recuar um pouco para ganhar lá na frente”, afirmou Luciane.

O vice-reitor, Daniel Preve, salientou que o diálogo esteve e sempre estará presente nas decisões que a Reitoria tomar, assim como a transparência nas ações desenvolvidas. Ele lembrou que a proposta está sendo debatida com diferentes públicos, passando de gestores da Instituição (encontro ocorreu no dia 6 de julho) aos estudantes.

Após os diálogos com a comunidade interna, a proposta será encaminhada para apreciação do Conselho Universitário e do Conselho Superior de Administração, respectivamente.

Três dimensões


As três dimensões da proposta foram apresentadas pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker e pelo pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris.

Indianara falou sobre o cenário acadêmico nacional e da Universidade. Nesta dimensão a proposta traz objetivos como: Ampliar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão; intensificar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; otimizar os recursos institucionais e fortalecer o diferencial da Unesc. “É um desafio para todos nós. Mas temos que olhar para a nossa forma de realizar e verificar o que podemos fazer diferente”.

Fabris trouxe dados financeiros. A proposta nesta dimensão traz objetivos como: garantir a sustentabilidade da Unesc e gerar recursos para projetos do ensino, pesquisa e extensão da Instituição. “A ideia da Universidade é sobrepor os aspectos pedagógicos aos financeiros, observando sempre a sustentabilidade da Instituição”.

Principais propostas


As principais propostas da nova estrutura organizacional apresentada traz duas pró-reitorias, que abrangem as funções das atuais três pró-reitorias e UNAs (Unidades Acadêmicas). Seriam suprimidas, assim, as UNAs e uma pró-reitoria.

A Pró-Reitoria Acadêmica abrangeria Diretoria de Ensino; Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação; e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Já a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, abrangeria Captação de Recursos; Planejamento Institucional; Orçamentos; Escritório de Processos; SEAI (Setor de Avaliação Institucional); e Escola de Gestores.

Na proposta apresentada, o Colégio Unesc ganha autonomia, passando a ser uma mantida da Fucri (mantenedora da Unesc). A Gestão Administrativa e Financeira seguiria na mesma direção, com vínculo à Fucri. A proposta ainda traz a criação de uma Controladoria, também vinculada à Fucri, e de uma Comissão de Mapeamento vinculada à Reitoria.

Encaminhamentos

Durante o Fórum, a Reitoria destacou que alguns encaminhamentos já estão sendo dados, como suspensão de locações, compras e obras; reposicionamento de alguns setores; fortalecimento da identidade externa; captação de recursos; revisão de contratos; reavaliação das horas-administrativas, dentre outros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de julho de 2017 às 19:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário