Visita técnica à Destilaria Acqua Sacra
Alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Cerâmica e Vidros participaram, na noite de quarta-feira (9/5), de uma visita técnica à Destilaria Acqua Sacra, em Cocal do Sul, na localidade de Rio Comprudente. Na oportunidade, eles obtiveram informações sobre os processos de fabricação artesanal de cachaça, conhecendo de perto um projeto também aliado ao conceito de sustentabilidade. Seus proprietários – o engenheiro agrônomo Jorge Dagostin e o filho Leonardo – recuperaram a mata nativa ao redor de 8 hectares de área, além de disponibilizar o bagaço da cana para a criação de animais por vizinhos, e manter um circuito fechado de água na produção.
O empreendimento possui, juntamente com os equipamentos da destilaria de tecnologia criada na região, um espaço cultural montado cuidadosamente em casa reconstituída do período da colonização. Num outro prédio são produzidos embutidos – salames e queijos – que são colocados em exposição vendidos em um outro espaço, juntamente com a cachaça de diversos sabores, em ambiente rústico construído com material de construções antigas (por exemplo, a construção conta com uma varanda cujo assoalho foi feito com madeira antiga oriunda da catedral São José, retirada na primeira etapa da recente reforma).
A visita técnica foi coordenada pelos professores Miquele , Raquel e Zeca Virtuoso, das disciplinas de Tecnologia de Bebidas, Bioquímica dos Alimentos e Princípios de Gestão Ambiental.
Newsletter
RSS