Bailarina internacional ministra workshop na Unesc
"O Flamenco é um dos tipos de Dança Espanhola. Ele conta a história de um povo. Foi criado para expressar o que as pessoas sentiam. Ele une música e dança e pede para você expressar o seu sentimento. Por isso não há uma receita Existem passos sim, mas cada um coloca o que tem em si neles”. A fala é da bailarina internacional Miri Galeano, que neste sábado esteve na Unesc para ministrar o primeiro Workshop de Dança Flamenca.
Além de falar sobre as origens do Flamenco, que remontam as culturas ciganas e mourisca, com influência árabe e judaica, ela demonstrou passos e elementos de dança.
Segundo a professora da Oficina de Dança Espanhola da Unesc e coreógrafa Viviane Candiotto, o objetivo desta tarde cultural é multiplicar conhecimentos, estreitar laços e fomentar o desenvolvimento da pesquisa feita a partir da experiência.
O evento foi organizado pela Oficina de Dança Espanhola e Setor de Arte e Cultura da Unesc.
Miri Galeano
Nascia em Assunção, capital do Paraguai, Miri Galeano iniciou seus estudos em dança Clássica, Paraguaia e Espanhola aos cinco anos de idade, no Instituto de Danças Martha Luz, em sua cidade natal. Estudou com prestigiados professores e ganhou prêmios em concursos de dança em diversos países. Trabalhou no Tablao Flamenco Las Carboneras, um dos mais importantes de Madri, na Espanha, dirigiu os espetáculos “Suena Flamenco”, “Pa lós Sentidos”, “Essência”, “Flamenco Ayer hoy y siempre” e “ 10 anos de Flamenco”. Ministrou cursos e fez apresentações em países como Argentina, Paraguai, Brasil, Japão e Espanha.
Durante 10 anos foi diretora artística do Instituto Flamenco Brasileiro de Arte e Cultura de Curitiba. Atualmente continua envolvida em projetos de divulgação da Arte Flamenca, dirigindo o grupo Perla Flamenca Arte em Movimento, ministrando aulas de baile no Espaco Up Live, em Curitiba e promovendo workshops internacionais com artistas renomados na área.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
28 de agosto de 2017 às 15:53
Newsletter
RSS