Reciclagem de papel é tema de oficina na Unesc
Pétalas de flores, essências, chás, folhas coloridas e até coco verde. É a imaginação quem manda quando o assunto é reciclagem de papel. A experiência foi vivenciada pelos participantes da oficina: “Reciclagem: suportes para criações artísticas", realizada na tarde desta terça-feira (19/5), na Unesc. Eles puderam aprender todo o processo com a aluna da sexta fase do curso de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco e com a professora, também do curso de Artes Visuais, Angélica Neumaier.
Os participantes picotaram papéis que não seriam mais utilizados e com um pouco de água e cola fizeram uma mistura no liquidificador. Em seguida a pasta formada é jogada em uma bacia de água, que com auxílio de uma tela é filtrada, formando uma folha por meio dos minúsculos pedacinhos.
A ministrante Maria afirma que trabalhar com reciclagem é prazeroso. “Além de existir toda a magia do trabalho artesanal, você se sente útil, porque está contribuindo com o planeta. A reciclagem de papel te traz inúmeras possibilidades artísticas, podendo desenvolver novas ideias desde a produção do material, incluindo rosas, sementes, perfumes, entre outros itens”, comentou.
Quem participou da oficina foi a egressa do curso de Artes Visuais, Paula Carolina Behs. Ela trabalha com arte oriental em papel reciclado, confeccionando e dando aulas sobre origamis. Na oficina, Paula encontrou a possibilidade de desenvolver o papel em que trabalha. "Sempre que tenho a oportunidade em ampliar o meu repertório de conhecimento eu me envolvo. Sempre é hora de aprender coisas novas”, afirmou.
Saiba mais
A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que dentro da Unesc traz ações voltadas em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Serão realizadas exibições de filmes como “Casa da Flor”, exposições sobre ideias sustentáveis colocadas em prática e debates sobre preservação ambiental. A Semana é gratuita e aberta ao público em geral.
Fonte: Secom
19 de maio de 2015 às 18:40
Newsletter
RSS