Universidade homenageia Willy Zumblick
O consagrado artista plástico tubaronense Willy Alfredo Zumblick será homenageado na Unesc esta semana. A Universidade preparou uma série de ações para lembrar o centenário de nascimento do artista, nascido em 26 de setembro de 1913. A programação traz a exposição “Zumblick Iluminado”, exposta no hall do Auditório Ruy Hülse até quinta-feira (28/11), além de uma noite dedicada ao artista tubaronense, na quinta, a partir das 19h30, no Auditório.
Durante a noite do dia 28 a Unesc trará uma série de apresentações culturais, além de exibições de curtas que retratam a vida e obra do artista. O período também contará com a palestra da socióloga Lélia Pereira da Silva, autora da obra “Zumblick, uma história de vida e de arte”, com sessão de autógrafos, e a presença de familiares do artista.
Apresentações culturais
Os alunos da segunda fase do curso de Artes Visuais da Unesc desenvolveram e vão apresentar uma performance artística, envolvendo memórias gestuais da pintura do artista, orientados pela professora Silemar Maria de Medeiros da Silva. Também subirá ao palco na noite de quinta a Cia de Dança Unesc, com a coreografia “Coração que Sente”.
Zumblick Iluminado
A exposição “Zumblick Iluminado”, organizada pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) em parceria com outras instituições, traz 32 reproduções fotográficas de obras do artista. São pinturas especialmente selecionadas entre as menos conhecidas do público, por pertencerem a acervos particulares.
A mostra possui uma peculiaridade, pois recebem retroiluminação. As imagens, em alta resolução, foram impressas sobre um corpo acrílico, que é iluminado individualmente com a utilização de lâmpadas LED, realçando os efeitos de luz e sombra, características do artista.
O acesso a ela é gratuito, das 8 às 22 horas.
A exposição é uma iniciativa do projeto Zumblick Para Sempre, que tem como autores os escritores Volnei Martins Bez e Valmiré Rocha dos Santos e o fotógrafo Carlos Rocha, pesquisadores e autores de três livros sobre a vida e a obra de Zumblick. As imagens são de autoria de Rocha e pertencem ao livro "Zumblick para Sempre - Catálogo de Obras". Esse tipo de impressão e iluminação de obras de arte é uma descoberta do fotógrafo Rocha e se constitui na primeira exposição no gênero no Brasil. A construção e montagem da exposição contou com o apoio da Tractebel Energia.
Livro sobre o artista
A obra “Zumblick, uma história de vida e de arte” traça uma cronologia completa com todos os aspectos do artista, proporcionando ao leitor dados essenciais sobre a vida e obra do catarinense. A autora do livro, e palestrante no dia 28, é a tubaronense, socióloga e professora Lélia Pereira da Silva Nunes
O evento é organizado pela Reitoria e curso de Artes Visuais, com o apoio do Setor Arte e Cultura e Secom (Setor de Comunicação Integrada).
Fonte: Secom
26 de novembro de 2013 às 14:51
Newsletter
RSS