Engenharia Química

Professora do Curso de Engenharia Química representa a Instituição na 11ª Conferência Internacional de Processamento Mineral no Chile

Professora Christiane Ribeiro da Silva representou a instituição no do 11th International Mineral Processing Conference - Procemin (11a Conferência Internacional de Processamento Mineral), que foi realizado de 21 a 23 de outubro de 2015, no Sheraton Hotel, em Santiago, Chile. Neste congresso a professora apresentou o Artigo intitulado: “New methodology for determining iron ore size distribution” (Nova metodologia para determinação de curva granulométrica de minério de ferro). Neste artigo, a professora estudou uma metodologia de determinação de curvas granulométricas (tamanhos de fragmentos) visando o conhecimento do minério a ser abastecido em plantas de britagem, visto que as plantas de britagem mais antigas não possuem amostradores que possam fazer este tipo de caracterização.Este trabalho é baseado em conceitos de amostragens, porém, em virtude de trabalhar com blocos grandes e pesados, o trabalho aplica a teoria de amostragem, no entanto as amostragens foram feitas, parcialmente, com a utilização de análise de imagens e não por análise granulométrica convencional (peneiramento). A técnica de análise de imagens consistiu em fotografar os blocos grandes que não podiam ser peneirados. Para o tratamento dos dados foram realizadas análises das imagens com software de desenho e análises estatísticas, que permitiram a simulação de malhas para peneiramento e, consequentemente, a classificação granulométrica dos blocos. Os trabalhos de campo deste estudo foram realizados em uma mina de ferro da companhia Vale S.A., localizada em Minas Gerais.

Este grande evento trata-se de um encontro de processamento mineral a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas indústrias de processamento mineral, identificar e discutir os principais desafios em matéria de criação de valor no processamento mineral, inovação, gestão de recursos e tecnologia, além de promover o apoio e o intercâmbio de informações do setor.

 

28 de outubro de 2015 às 14:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário