Setor de Apoio à Captação de Recursos

Últimos dias para concorrer a bolsas de doutorado na Alemanha

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), juntamente com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concedem bolsas do Programa Conjunto de Doutorado na Alemanha. Os interessados têm até o dia 05 de março para enviar as propostas.

Serão concedidas bolsas em todas as áreas do conhecimento a candidatos com qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado, ou do doutorado sanduíche na Alemanha. O objetivo é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países.

O Programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã. Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão, alojamento, seguro saúde e um auxílio mensal em dinheiro.

São considerados essenciais para aceitação da candidatura carta de aceitação do orientador alemão, o projeto de pesquisa científica, excelente qualificação acadêmica e ter cidadania brasileira ou visto permanente no país . As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Para as bolsas de doutorado integral é necessário possuir Mestrado ou formação equivalente e comprovante de conhecimento do idioma alemão ou inglês. Para as de doutorado sanduíche e de duplo doutorado é necessário que o candidato esteja matriculado em curso de Doutorado em Instituição de Ensino Superior (IES), no Brasil. Além disso, para as bolsas de duplo doutorado é necessário que no regulamento da pós-graduação de ambas as universidades exista essa possibilidade.

Mais informações no Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/daad_bolsas.htm

FONTE: CNPq

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/0225.htm

01 de março de 2010 às 10:06
Compartilhar