MEU SANGUE É COMUNITÁRIO. SOU UNESC - 3º GRUPO
O 3º grupo de funcionários se fez presente no HEMOSC com muita energia positiva e entusiasmo, nossa campanha MEU SANGUE É COMUNITÁRIO. SOU UNESC, despertou o voluntariado em muitos de nossos profissionais, destacamos também que muitos foram pessoalmente ao HEMOSC e contribuiram para esta importante ação.
Agradecemos a todos por este lindo gesto.
Por: Taciana Cristina Possamai Della 21 de julho de 2015 às 08:46
Meu Sangue é Comunitário: Colaboradores vão até o Hemosc de Criciúma para doação
O trabalho voluntário sempre esteve presente na vida da colaboradora da Unesc Suelen Cardoso Izé, que trabalha nos LEAS (Laboratórios de Ensino da Área da Saúde) da Universidade. Ela costuma visitar asilos, ajudar escolas, entre outras instituições. Mas a tarde desta segunda-feira (20/7) trouxe uma atitude diferente. Suelen fez parte do terceiro grupo da Unesc a ir até o Hemosc de Criciúma para doar sangue. A ação ocorreu por meio da campanha Meu Sangue é Comunitário, realizada pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Universidade.
“Sempre estive envolvida em todo tipo de voluntariado e doar sangue era algo que eu sempre tive vontade de fazer. Foi quando surgiu a oportunidade por meio da Universidade. A expectativa de ajudar vidas é bem grande, todos deveriam experimentar essa sensação”, comentou Suelen.
Do mesmo grupo de Suelen estava Deivid Borges Paulino, que trabalha no Laboratório Biotérico da Universidade. Ele doa sangue desde os 18 anos e a atitude iniciou durante o período em que ele serviu para o Exército. Deivid é doador universal, possui sangue O -, o único que pode doar para qualquer tipo sanguíneo. “Você faz um bem muito grande ao doar sangue. Saber que isso faz a diferença é muito gratificante”, afirmou.
Para o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, a ação destaca o papel da Unesc como Universidade Comunitária. “Aos poucos nós fortalecemos nossos programas de voluntariado, e essa campanha estimula ainda mais nossos colaboradores a abraçarem o “ser comunitário”. Por meio da doação, nós fazemos o bem sem olhar a quem. Uma pessoa muito próxima ou muito distante pode ser beneficiada e essa é uma das questões mais admiráveis do movimento”, destacou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 20 de julho de 2015 às 17:26Formação Continuada e Integração com os novos professores
A noite desta terça-feira (14/7) foi de risadas, dinâmicas e aprendizado para os novos professores da Universidade. Eles participaram de uma integração e iniciaram a Formação Continuada. Foram recepcionados 28 professores, das mais diversas áreas de ensino.
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o primeiro momento é de conhecimento. “Vocês vão conhecer a Universidade e se integrarem das ações passo a passo, vivenciando cada dia a missão os princípios e os valores. Nossa meta esse ano é tirar conceito quatro no Enade e no CPC (Conceito Preliminar de Curso), e para que isso aconteça nós precisamos de vocês”, fortaleceu.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, agradeceu aos professores por escolherem a Unesc. “Nós estamos muito felizes em poder fazer parte da trajetória de vocês. A Unesc tem diferentes metodologias e programas de formação que vocês podem se integrar. Sejam muito bem-vindos”, destacou.
Os professores também receberam as boas vindas do gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti. “Nós estamos aqui para dar todo o suporte que vocês necessitarem”, ressaltou.
Durante a integração, realizada pelo coordenador do Ânima (Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana), João Batanolli, os professores se conheceram e aprenderam sobre a visão, missão e os valores da Universidade. “Não há nada que não se possa vencer com a união das pessoas. Cada um traz dentro de si algo único que pode e deve ser lapidado. Educar é isso, é desenvolver de dentro para fora. Na Unesc o nosso foco não é formar apenas grandes profissionais, mas também grandes pessoas”, afirmou Batanolli.
Também participaram do encontro os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back. Os coordenadores de Ensino, Carlos Arcângelo Schlickmann (UNA HCE); Maria Aparecida da Silva Mello (UNA CSA) e Marta De Souza Hoffman (UNA CET); e o coordenador de pesquisa e pós-graduação da UNA CSA, Miguelangelo Gianezini.
Formação Continuada
Após a integração, os professores participaram de um encontro da Formação Continuada. Eles aprenderam os princípios do Diário Eletrônico, com a colaboradora do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) Telma Scussel, e sobre AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com os professoras Grasiela Fátima Giacomazzo e Elisa Netto Zanette.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 14 de julho de 2015 às 20:15Meu sangue é comunitário: Unesc inicia campanha para doação
Para o doador são apenas alguns instantes do dia, mas para quem precisa, aquele momento é fundamental. Ao todo, o processo de doação de sangue leva em torno de 55 minutos, que podem salvar não só uma, mas até quatro vidas. E para que o hábito cresça, a Unesc lançou a campanha “Meu sangue é comunitário: Sou Unesc”, que incentiva os colaboradores da Universidade para contribuírem com o Hemosc.
A situação em todo o país é preocupante. Os últimos dados do Governo apontam que somente 1,9% da população brasileira, ou seja, 3,6 milhões de pessoas têm o hábito de doar sangue de maneira rotineira. O ideal é que 3% da população, o que corresponde a 5,8 milhões de pessoas, seja doadora para suprir toda a demanda necessária.
Para o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, a ação destaca o papel da Unesc como Universidade Comunitária. “Aos poucos nós fortalecemos nossos programas de voluntariado, e essa campanha estimula ainda mais nossos colaboradores a abraçarem o “ser comunitário”. Por meio da doação, nós fazemos o bem sem olhar a quem. Uma pessoa muito próxima ou muito distante pode ser beneficiada e essa é uma das questões mais admiráveis do movimento”, destacou.
Os colaboradores interessados em doar sangue devem entrar em contato com o DDH, pelo telefone 3431-2695. A primeira turma foi até o Hemosc nesta terça-feira (14/7), e outras duas turmas já estão sendo fechadas para sexta e segunda-feira (17 e 20 de julho).
O que é necessário para doar
• Ter idade entre 18 e 69 anos
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas)
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc
• Ter repousado bem na noite antes da doação
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
Para saber as doenças e as características de quem não pode doar sangue acesse o site do Hemosc (clique aqui).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 14 de julho de 2015 às 16:37MEU SANGUE É COMUNITÁRIO.SOU UNESC - 1ºGRUPO
O primeiro grupo de voluntários já está doando amor, este gesto humano, nobre e altruísta, revela a essência de ser e fazer UNESC.
Parabéns aos funcionários pela iniciativa.
Newsletter
RSS