Reitoria

Unesc presente em Encontro Latino-Americano de Práticas Pedagógicas

A Unesc vai estar presente no 4º Encontro Nacional e 1º Encontro Latino-Americano de Práticas de Assessorias Pedagógicas Universitárias com o reitor Gildo Volpato e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back. O evento ocorre em San Miguel de Tucumán – Argentina, de 14 a 16 de setembro.

Volpato faz parte do comitê organizador do Encontro e vai participar de uma mesa-redonda, onde abordará a temática “A formação dos docentes universitários e as assessorias pedagógicas na percepção de gestores acadêmicos em instituições comunitárias catarinenses".

Já Angela vai apresentar o estudo “O assessor pedagógico e o compromisso com a leitura no âmbito universitário”, desenvolvido em parceria com Aline Casagrande Rosso Cardoso e Fernanda Regina Luvison Paim.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 11 de setembro de 2015 às 17:36
Compartilhar Comente

Unesc: da comunidade para a comunidade

Unesc: da comunidade para a comunidade
Em suas atividades, Instituição integra ensino, pesquisa e extensão (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Catarina Machado Rocha e Nicolli Domingues Naspolini, teoricamente, não teriam nada em comum. Catarina, presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Manaus, em Criciúma, e Nicolli, estudante da quinta fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc, não se conhecem e nem moram no mesmo Bairro, mas estão “conectadas” no processo de ensino-aprendizagem que ocorre entre os participantes dos projetos de extensão e fazem do conhecimento uma via de mão dupla, uma troca.

Catarina fez parte da primeira das três turmas de moradores do Bairro que participaram do Curso de Formação de Agentes Comunitários da Cidadania, um dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade em diversos municípios da região. Durante o curso, a líder comunitária aprendeu conceitos que passou a utilizar na orientação dos moradores. “Para a comunidade foi um avanço ter um curso como este. Aprendemos questões relacionadas ao Direito que a gente nem imaginava que pudesse aplicar”, comenta.

A presidente da Associação de Moradores comenta que as pessoas que participaram do projeto tiveram mudanças em suas vidas. Segundo ela, dois alunos já estão fazendo curso superior na Unesc. “Antes, a gente pensava que a Universidade estava muito longe da nossa realidade. Hoje, a gente sente que a Universidade também é nossa casa”, considera.

Há quilômetros de Catarina está Nicolli, que coloca em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula como bolsista do projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido na Escola de Educação Básica Martha Cláudio Machado, que fica próxima ao Parque Estadual da Serra Furada, no Distrito de Brusque do Sul, em Orleans. Desde 2014, a estudante de Ciências Biológicas faz parte da equipe que leva o conhecimento sobre o Parque e a necessidade de cuidar do meio ambiente para crianças de várias idades. “A Unesc proporcionou a execução deste projeto, que tem uma aceitação incrível por parte dos alunos e professores da unidade escolar. Juntos, estamos caminhando para um mundo melhor, com pessoas que respeitem o meio ambiente e ainda se sintam parte importante dele”, afirma.

Para Nicolli, os projetos como o que ela faz parte são a “ponte” que liga a Unesc com a comunidade e trazem benefícios tanto para quem participa, realizando ou recebendo. “Estou tendo experiências importantes com esse contato com a sala de aula. A confiança fica maior com o andamento do projeto, me sinto mais preparada para falar em público e mais segura para escrever, já que dentro do projeto confeccionamos artigos, cartilhas, capítulos de livros”, conta.

Universidade Comunitária: ensino, pesquisa e extensão


Ensino, pesquisa e extensão formam o “tripé” a partir do qual a Unesc desenvolve as suas atividades. Segundo o reitor Gildo Volpato, o trabalho direcionado para cada uma dessas dimensões, também beneficia as demais. “O ensino, a pesquisa e a extensão estão intimamente inter-relacionados na Unesc. As decisões tomadas e as ações realizadas em uma delas refletem em benefícios para as demais. E essa interação agrega qualidade na formação profissional e pessoal de nossos alunos”, comenta.

Hoje, a Instituição possui cerca de 13 mil alunos, divididos entre os do Colégio Unesc, os 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis mestrados e dois doutorados. Parte deles participam dos 301 projetos de pesquisa e, como a Nicolli, dos 86 projetos de extensão comunitária desenvolvidos. Além disso, por ano, a Universidade realiza 150 mil atendimentos em diversas áreas e possui cerca de 8 mil estudantes beneficiados pelos programas de bolsas de estudo, financiamentos e estágios remunerados.

“A Universidade nasceu da comunidade e tem compromisso com ela. Seja pelos projetos de extensão que desenvolve nos Bairros, nas escolas, presídio, asilos, seja nos atendimentos realizados dentro da Unesc nas áreas da Saúde e Direito ou nos projetos de pesquisa, a Unesc procura socializar com a comunidade o conhecimento acadêmico produzido, ao mesmo tempo em que aprende com o conhecimento popular”, ressalta o reitor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2015 às 19:42
Compartilhar Comente

Reitor e pró-reitora apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Reitor e pró-reitora apresentam trabalhos em Congresso Internacional
Estudos apresentados tem como foco a avaliação institucional (Foto: Divulgação) Mais imagens

O reitor Gildo Volpato e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, estão participando nesta semana do 8º Congresso Internacional de Educação e 3º Congresso Internacional de Avaliação Institucional, promovido pela Unisinos. O evento, que ocorre em Gramado/RS, iniciou na segunda e segue até amanhã (7 a 9/11).

Volpato apresentou dois trabalhos e coordenou uma sessão de comunicação oral, enquanto Robinalva apresentou uma pesquisa, ambos sobre avaliação institucional.

O evento tem como tema “Avaliação e qualidade da educação: uma relação posta em questão”.

Trabalhos

- “Profissionalização docente e melhoria dos resultados da avaliação de desempenho numa universidade comunitária: desejo ou realidade” (Robinalva Borges Ferreira);
- “Avaliação do professor no ensino superior: a qualidade da boa prática em sala de aula” (Gildo Volpato);
- “Avaliações institucionais são estimuladores de políticas de qualificação acadêmica? Um estudo de estratégias de qualificação do ensino de graduação em universidades ibero-americanas” (Maria Isabel da Cunha, Gildo Volpato, Sandra Regina Soares e Beatriz Maria Atrib Zanchet).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 08 de outubro de 2013 às 16:50
Compartilhar Comente (1)

Unesc assina contrato para elaboração de projeto para a Votorantim Metais

Unesc assina contrato para elaboração de projeto para a Votorantim Metais
Elvis Gonçalves Mais imagens

O Ipat (Instituto de Pesquisa Ambientais Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) irá elaborar um Prad (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas) em área de fluorita em Santa Catarina para Nazca/CBA, empresas do Grupo Votorantim. O contrato de prestação de serviços foi assinado pelo reitor Gildo Volpato na manhã de hoje (4/2).

O diretor do Iparque, Clóvis Savi, explica que o plano englobará ações de recuperação a serem implementadas no chamado Distrito Fluorítico de Santa Catarina, uma área que compreende cerca de 100 quilômetros no sentido Norte-Sul e 20 quilômetros no sentido Leste-Oeste do território catarinense em diversos municípios do Sul do Estado.

O representante da Votorantim Metais, Alessandro Villela Santos, esteve reunido na Unesc com Savi e Volpato sexta-feira (1/2). “O projeto que estamos firmando com o Ipat está alinhado com as melhores práticas de preservação ambiental e sustentabilidade, focado nas comunidades onde atuamos e fomentando empresas locais como parceiros”, comentou Alessandro.

Para Volpato, a parceria é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Iparque. “No Iparque, os profissionais têm um diálogo com a academia e conhecimento técnico e prático”. O projeto tem duração de 15 meses, e deverá ser concluído em janeiro de 2015.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 04 de fevereiro de 2013 às 13:37
Compartilhar Comente

Reitoria recebe visita de pesquisadores produtividade

Reitoria recebe visita de pesquisadores produtividade
Davi Carrer Mais imagens

A Reitoria da Unesc recebeu na manhã de hoje (26/9) a visita dos professores pesquisadores produtividade CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Eles foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato e pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

Durante o encontro eles conversaram sobre a importância da pesquisa e pós-graduação para a Universidade, sendo que os pesquisadores repassaram sugestões, em forma de um documento, para contribuir com a instituição.

Atualmente a Unesc tem 19 bolsistas CNPq. A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é destinada aos pesquisadores que se destaquem, valorizando sua produção científica.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 26 de setembro de 2012 às 11:52
Compartilhar Comente