Reitoria

Reitor e vice tomam posse hoje

Reitor e vice tomam posse hoje
As solenidades ocorrerão na segunda e terça-feira (1º e 2/7) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os professores doutores Gildo Volpato e Márcio Fiori, tomarão posse como reitor e vice, respectivamente, na Unesc hoje (1º/7). A solenidade ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. Volpato e Fiori foram reeleitos no dia 5 de junho por professores, acadêmicos e funcionários da instituição, para um mandato de quatro anos.

Já amanhã (2/7), ocorrerá a posse dos novos pró-reitores e diretores da Universidade. O evento também será no Auditório Ruy Hülse, mas às 15 horas. Robinalva Borges Ferreira permanecerá na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Já Luciane Bisognin Ceretta assumirá a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, enquanto Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato será a Pró-Reitora de Administração e Finanças.

A nova composição da diretoria será: Indianara Reynaud Toreti Becker, na UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Ângela Costa Piccinini, na UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia); Angela Cristina Di Palma Back, na UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação); Daniel Ribeiro Préve, na UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e Marcos Back, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A chefia de gabinete ficará a cargo de Michel Alisson da Silva. João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior assumirá a procuradoria jurídica.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 01 de julho de 2013 às 15:56
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas e Iparque são abordados na Câmara de Vereadores

Clínicas Integradas e Iparque são abordados na Câmara de Vereadores
Foto: Daniela Savi Mais imagens

As Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) foram os assuntos da Tribuna Livre da sessão de hoje (9/4) pelo vice-reitor Marcio Fiori, que esteve no Legislativo, a pedido dos vereadores Tita Beloli (PMDB) e Geovânia de Sá (PSDB).

Fiori iniciou falando que os projetos em uma Universidade modificam a vida das pessoas e sempre para melhor. “Há 16 anos houve uma transição na instituição que foi a transformação em Universidade, e com isso passamos a não ter mais o compromisso somente com o ensino, mas também com pesquisa e extensão e a levar o conhecimento da Universidade para a comunidade e vice-versa”, comentou Fiori.

Conforme ele, o Iparque firma o compromisso da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. “Organizamos na forma de institutos, como de engenharia, pesquisa socioeconômica e de alimentos, e são totalmente habilitados e com experiência profissional”, destacou. Fiori também abordou o sistema de incubação, que hoje conta com cinco empresas. “Um edital deverá sair daqui um mês chamando as pessoas empreendedoras que tenham interesse em implantar as empresas no Iparque”, completou.

Hoje, a Itec.In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) dispõem de suporte técnico e gerencial e tem o intuito de estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores, disponibilizar espaço apropriado e condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso e gerar oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento para região.

Fiori enfatizou que as Clínicas Integradas envolvem o estágio dos alunos diretamente com a comunidade e ajuda na organização para uma ação social como Universidade Comunitária. “Mais de 142 mil atendimentos são realizados por ano nas clínicas, e gratuitos. Hoje a comunidade vai até lá e faz o seu atendimento. Temos 30 especializações médicas, ou seja, profissionais atendendo a comunidade. Apresentamos serviços com qualidade e estrutura profissional”. Dois vídeos também foram apresentados aos parlamentares.

O vice-reitor também aproveitou para informar que o PE nº 018/13 que autoriza a Fucri/Unesc a promover doação de terra ao Estado de Santa Catarina, para fins de instalação do edifício que abrigará o programa Inov@SC. A doação tem por finalidade exclusiva a edificação pelo Estado de Santa Catarina de um prédio. “Esse projeto aprovado foi muito importante para nós e tem aproximado as entidades. Fomos elogiados pela iniciativa e é um marco porque mostra que o Sul de Santa Catarina está unindo para trazer inovação. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico vai ancorar o Inov@SC”, finalizou. O PE foi aprovado no final de março.

*Colaboração Daniela Savi, assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma

 

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 09 de abril de 2013 às 22:10
Compartilhar Comente

Unesc vai abrigar núcleo do Inova@SC

Unesc vai abrigar núcleo do Inova@SC
Foto: Lucas Sabino Mais imagens


A união de entidades de Criciúma e região vai viabilizar a criação de uma grandiosa estrutura para boas ideias se tornarem realidade dentro do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). A construção de um núcleo do Programa Inova@SC pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável foi pauta de encontro de ontem (18/3) na Prefeitura Municipal. A cidade vai receber um edifício para atuar como âncora da região sul para empresários desenvolverem inovações para os mercados de variados setores da economia.

O prédio vai abrigar incubadoras, espaços para auditórios e áreas de convivência destinadas aos empreendedores do Sul do Estado. O Governo Estadual, por meio do Pacto por Santa Catarina, comprometeu-se em erguer as edificações. “Vamos ter a participação de instituições que representam a classe empresarial e contribuem para o desenvolvimento da economia da região. A formatação da gestão deste centro ainda vai ser construída em conjunto com todos”, comentou o vice-reitor Márcio Fiori.

O prefeito Itamar da Silva comemorou a iniciativa e declarou que identifica neste projeto uma oportunidade sem precedentes para o Sul Catarinense. “O Poder Público, Município e Câmara, trabalharam juntos para tornar este programa uma realidade o mais rápido possível. Sempre questionamos que a região não se desenvolve tanto quanto as outras”, avaliou.

As autoridades e representantes de organizações concordaram na área escolhida para o futuro prédio. A Unesc cederá aproximadamente 5 mil m² no Iparque ao Estado para construção da obra. No local, conforme Fiori, os empreendedores contarão com o conhecimento técnico de instituições como a Unesc, Sebrae, Sesc e Senai, entre outras, para o desenvolvimento dos negócios e produtos.

(Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicação da Prefeitura de Criciúma)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 19 de março de 2013 às 15:38
Compartilhar Comente

Novidades na Unesc vão servir aos alunos, colaboradores e comunidade

Novidades na Unesc vão servir aos alunos, colaboradores e comunidade
Foto: Matheus Reis Mais imagens


A Unesc marcou mais uma etapa do seu crescimento como instituição preocupada com ensino, pesquisa e atendimento a comunidade na manhã de hoje (11/3). A Universidade apresentou a ampliação das Clínicas Integradas (ambulatórios de Medicina e Odontologia) e novos laboratórios, Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Bloco de Ensino e Cantina no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

“Não só os cursos estão ganhando com essas inaugurações, mas toda a comunidade”, destacou o reitor Gildo Volpato, apontando os 10 mil atendimentos gratuitos que já são feitos mensalmente nas Clínicas e que devem passar para 12 mil com a ampliação.

O vice-governador Eduardo Moreira analisou a importância da Unesc como fundamental para o sul de Santa Catarina. “Nós não temos nada parecido, em nenhuma universidade, em equipamentos, professores e vontade de atender a comunidade e por isso o Governo é e será parceiro da Unesc”, afirmou.

“O Iparque é um projeto em que centenas de pessoas participaram e ainda estão participando. As pessoas estão acreditando nele”, comentou o vice-reitor Márcio Fiori, ressaltando a importância de ter alunos próximos aos profissionais e professores de suas áreas.

Todas as novas obras são climatizadas e utilizam lâmpadas LED, que propiciam melhor iluminação com menor custo. Os novos ambulatórios das Clínicas e o Bloco de Ensino também fazem a captação da água da chuva.

Clínicas Integradas

A Unesc inaugurou a ampliação das Clínicas Integradas, que contempla consultórios, recepção, laboratórios e áreas técnicas, em um espaço de dois pavimentos, com cerca de 3 mil m². “São vários serviços que prestamos a comunidade, como serviços de Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e agora Odontologia”, explicou a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa.

O novo prédio é dividido em duas partes. A primeira acolhe o Ambulatório de Odontologia, com 1.959,78 m², contemplando 46 consultórios, sete raios-X, três laboratórios e áreas técnicas. Já a outra recebe a ampliação do Ambulatório de Medicina, com 920,40 m², contemplando 22 consultórios e áreas técnicas.

O Governo do Estado participou da construção com parte do investimento, de R$ 3,7 milhões. As Clínicas Integradas da Unesc realizam mais de 130 mil atendimentos gratuitos por ano.

Itec-In

A Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios da Unesc está localizada no Iparque, onde reaproveitou e readequou dos espaços da antiga ICC (Indústria Carbonífera Catarinense). São 394,67 m² que vão alocar 16 incubados, além de banheiros, sala de reunião e sala de administração. “A incubadora representa mais um passo que estamos dando para abrigar novas ideias”, comentou o diretor do Iparque, Clovis Savi.

A Itec-In tem como desafio estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores. O objetivo é proporcionar todo suporte necessário para que se tornem um empreendimento de sucesso.

Bloco de Ensino

O Bloco de Ensino é o primeiro inaugurado no Iparque. Ele abriga os alunos dos cursos de Engenharia da Unesc, aproximando os estudantes dos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico da Unesc.

O bloco tem a área total de 1.772,34 m², com salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros e salas para professores, coordenações e PPGs (Programas de Pós-Graduação).

Laboratórios do Iparque

Os alunos e professores da Unesc ganharam novos laboratórios, todos ligados ao IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e ao PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Os laboratórios ocupam uma área de 380,74 m², que reaproveita e readéqua um prédio da antiga ICC.

São eles:
- Laboratório de Síntese de Complexos Multifuncionais (Lasicom)
- Laboratório de Cerâmica Técnica (CerTec)
- Laboratório de Pesquisa em Materiais (Lapem)
- Grupo de Materiais Cerâmicos

Cantina

Outra espaço inaugurado é o restaurante, que atende aos professores, funcionários, alunos e toda a comunidade no Iparque. O local tem 203 m².

Homenagens

As inaugurações homenagearam professores e funcionários da Unesc. A escolha dos nomes foi feita pelo tempo de serviço prestado à Universidade.

“Esta homenagem vem reconhecer dias de comprometimento e dedicação à Unesc”, destacou a professora Anelise Arns, que foi homenageada nos ambulatórios de Medicina e Odontologia, juntamente com os professores Antônio Serafim Pereira e Maria Alcinéia Porto Sonego e as funcionárias Cleonice Vieira Aguiar Cavaler, Márcia Quirana Miguel Picollo e Rosane Amaral.

“Para nós, homenageados, é uma imensa satisfação sermos reconhecidos pela nossa Universidade”, afirmou o professor Pedro Arns, que foi homenageada no Iparque, juntamente com os professores Sérgio Antônio Coelho Mattana e Yasmine de Moura da Cunha e os funcionários João Otto Schimitz Júnior, Jair da Rosa e Vivian Josete Souza.

Participaram do ato

O reitor da Unesc Gildo Volpato; o vice-governador Eduardo Moreira; o vice-reitor Márcio Fiori; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho; o prefeito de Criciúma, Itamar da Silva; o secretário-adjunto da Saúde de SC, Acélio Casagrande; as diretoras da UNAs (Unidades Acadêmicas) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Sorato, SAU (Ciências da Saúde), Luciane Ceretta, e HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande; o diretor do Iparque, Clovis Savi; a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa; coordenadores de cursos; professores; funcionários; alunos; deputados federais e estaduais; vereadores, e representantes dos conselhos regionais de Medicina e Odontologia.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 11 de março de 2013 às 14:28
Compartilhar Comente

Professores e funcionários serão homenageados durante inaugurações

Professores e funcionários serão homenageados durante inaugurações
Foto: Davi Carrer Mais imagens

A Reitoria da Unesc fez um convite especial aos funcionários e professores que serão homenageados nas inaugurações de segunda-feira (11/3) para participar do evento. Nesta tarde o reitor Gildo Volpato e o vice-reitor Márcio Fiori receberam os colaboradores que passarão a fazer parte das estruturas, pois serão homenageados com seus nomes em placas nas inaugurações.

“É fundamental esta homenagem pelos anos de dedicação de vocês a Unesc. Nosso sentimento é de agradecimento e gratidão”, destacou o reitor. A professora Anelise Arns, uma das homenageadas, destacou que este ato é um reconhecimento e uma honra. A escolha dos nomes foi feita pelo tempo de serviço prestado à Universidade.

A Universidade vai apresentar aos alunos, colaboradores e toda a população a ampliação das Clínicas Integradas (ambulatórios de Medicina e Odontologia) e novos laboratórios, Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Bloco de Ensino e Cantina no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Homenageados

Nos ambulatórios de Medicina e Odontologia serão homenageados os professores Antônio Serafim Pereira, Maria Alcinéia Porto Sonego e Anelise Arns e as funcionárias Cleonilce Vieira Aguiar Cavaler, Márcia Quirana Miguel Picollo e Rosane Amaral, às 9 horas.

Já no Iparque serão homenageados os professores Sérgio Antônio Coelho Mattana, Pedro Arns e Yasmine de Moura da Cunha e os funcionários João Otto Schimitz Júnior, Jair da Rosa e Vivian Josete Souza, às 10h30.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 07 de março de 2013 às 18:01
Compartilhar Comente